Atual prefeito, Arnaldinho Borgo terá 5:03 minutos em horário eleitoral; Segundo maior tempo é de 2:08 minutos
Por Robson Maia
O tradicional horário eleitoral começa no próximo dia 30 de agosto (sexta-feira) em Vila Velha, e o atual prefeito e líder nas pesquisas de intenção de voto, Arnaldinho Borgo (Podemos), é quem terá o maior tempo de televisão. Os candidatos seguirão a seguinte ordem de exibição: João Batista Babá (PT), Maurício Gorza (PSDB), Nicolas Trancho (PSOL), Coronel Ramalho (PL) e Arnaldinho Borgo (Podemos).
Gabriel Ruy (Mobiliza) é o único entre os candidatos ao Executivo canela-verde que não terá direito a propaganda eleitoral gratuita nos veículos de rádio e televisão. A ausência acontece em função da cláusula de Barreira, que prevê que os partidos precisam ter pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação; ou a obtenção de, no mínimo, 2% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos nove unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles.
Assim, entre os envolvidos na disputa com direito à propaganda eleitoral gratuita, Arnaldinho Borgo é quem terá o maior tempo eleitoral nos veículos. Isso porque a coligação Avança Vila Velha, do atual prefeito, reúne 13 partidos, abocanhando o maior tempo, de 5:03 minutos de tela.
Na sequência, aparece Coronel Ramalho, com 2:08, referentes à soma dos partidos PL e PRTB, da coligação Por uma Vila Velha de Verdade!. Babá, da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), terá 1:47.


Maurício Gorza, da Federação PSDB/Cidadania terá 33 segundos, enquanto Nicolas Trancho, da Federação PSOL/Rede terá 28 segundos.