24.4 C
Vitória
segunda-feira, 16 DE setembro DE 2024

Eugênio Ricas detalha como surgiu o convite para trabalhar na Interpol

Em coletiva de imprensa, o ‘futuro antigo’ gestor da Sesp explica os próximos passos em sua nova função

Por Kebim Tamanini

A saída do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp) do Espírito Santo, Eugênio Ricas, após seis meses à frente da pasta, foi anunciada nesta segunda-feira (12). Em coletiva de imprensa, Ricas revelou que assumirá o cargo de assessor na Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), ao lado do delegado federal Valdecy Urquiza, que foi eleito secretário-geral da entidade em 25 de junho.

- Continua após a publicidade -

Ricas explicou que recebeu o convite para integrar a equipe de Urquiza há cerca de três semanas. O novo secretário-geral da Interpol, que iniciará seu mandato de cinco anos em novembro, pediu que Ricas o acompanhasse a Lyon, na França, para auxiliá-lo na gestão da organização.

“Após conversar com o governador Renato Casagrande, que reconheceu a importância desse convite, Urquiza levou o assunto ao diretor-geral da Polícia Federal, que validou o meu nome. Com o aval do governador, hoje foi anunciada a minha saída”, contou Ricas.

O delegado federal que esteve à frente da Sesp será exonerado nesta terça-feira (13). Interinamente, a Secretaria de Segurança Pública será conduzida por Leonardo da Massena, que até então foi subsecretário de Inteligência.

Ricas destacou que sua decisão de deixar o Espírito Santo foi difícil, dada sua profunda ligação com o estado e com a equipe da Secretaria de Segurança Pública. No entanto, a oportunidade de trabalhar em um ambiente internacional e oferecer uma experiência única para sua família pesaram na decisão.

Desde que recebeu o convite do novo secretário-geral da Interpol, Ricas se dedicou a concluir importantes projetos, como a entrega da primeira fase do projeto Recupera, que devolve aparelhos celulares roubados ou furtados aos seus verdadeiros donos, e a visita do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste (Cosud), realizada na semana passada com governadores e secretários das duas regiões.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Renato Casagrande (@casagrande_es)

Vale destacar que Ricas não está trocando uma das principais secretarias do governo capixaba por qualquer instituição. A Interpol é uma organização com mais de 1.200 funcionários e é a segunda maior instituição internacional do mundo, atrás apenas da Organização das Nações Unidas (ONU). A Interpol promove a cooperação entre 196 países membros. Entre suas funções principais está a Difusão Vermelha, uma ferramenta conhecida por atuar como um mandato de prisão internacional.
 
Ricas, o único capixaba na equipe de Urquiza, terá um papel de assessor, auxiliando na administração da Interpol, enquanto Urquiza será o primeiro policial de um país em desenvolvimento a chefiar a instituição em seus 101 anos de história.
 
LEIA MAIS
Comissão de Meio Ambiente revisará parâmetros de qualidade do ar Comissão de Meio Ambiente revisará parâmetros de qualidade do ar - Colegiado promoverá encontro com representantes da sociedade civil e área acadêmica para revisar Decreto que define métricas da qualidade do ar
José Luiz Datena durante o debate da TV Cultura à Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução/TV Cultura Mazinho dos Anjos pedirá expulsão de Datena do PSDB - Deputado capixaba afirmou que representará contra Datena após episódio de agressão a Pablo Marçal durante debate eleitoral em São Paulo

E a Sesp?

Eugênio Ricas garantiu que haverá continuidade nos trabalhos da Secretaria de Segurança Pública. Destacou que o modelo de gestão colaborativa implementado nos últimos seis meses, com reuniões semanais com todos os subsecretários e reuniões mensais com os comandantes, permitirá uma transição tranquila.

“O Dr. Damascena, que atualmente é o subsecretário de Inteligência, assumirá a pasta a partir desta terça-feira (13). Ele tem uma grande vantagem, pois já estava profundamente envolvido nas decisões, especialmente no setor de inteligência, e mantém contato direto com a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Científica e o Corpo de Bombeiros. A transição será tranquila, pois ele está totalmente ciente de tudo o que está acontecendo”, finalizou Eugênio Ricas.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA