24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

ES apresenta queda de homicídios pelo quinto mês consecutivo

Os indicadores foram apresentados na reunião mensal de avaliação do programa Estado Presente em Defesa da Vida

O Espírito Santo registrou queda no índice de homicídios dolosos pelo quinto mês seguido em 2019. Ao todo, foram 439 mortes de janeiro a maio deste ano contra 510 assassinatos no mesmo período de 2018, o que corresponde a 71 vidas poupadas. Somente em maio, em relação ao mesmo mês do ano anterior, foram 12 casos a menos, representando 13% de redução.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que os trabalhos estão resultando em dados positivos, mas ressaltou que deseja melhorar os indicadores a cada dia, reduzindo o número de vidas perdidas no Espírito Santo. “Os resultados continuam positivos, mas mortes são mortes. A gente nunca deve comemorar. Temos que seguir trabalhando e implementando políticas para preservar a vida dos capixabas”, afirmou.

- Continua após a publicidade -

Mantendo a tendência de redução de violência, o Estado fechou os cinco primeiros meses do ano, novamente, com o menor número de homicídios da série história em 23 anos, sendo os 439 homicídios registrados representando 38 casos a menos que 1996, que era o menor resultado desde então.

Todas as informações foram divulgadas nesta quarta-feira (12) durante a reunião mensal de avaliação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, realizada sob a liderança do governador Casagrande. Foram apresentados indicadores e discutidas as ações aplicadas de enfrentamento e prevenção à violência e à criminalidade, com foco, principalmente, nos crimes letais (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal).

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou o trabalho positivo, mesmo com as dificuldades encontradas. “Nos crimes letais intencionais temos uma redução de 77 casos e nos primeiros dias de junho estão se mantendo. Em homicídios dolosos temos uma redução de 71 casos. Estamos com o melhor número da série histórica em 23 anos. Observando o contexto de dificuldade, precisamos dar mais ênfase ainda para essa redução”, asseverou.


LEIA TAMBÉM

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA