22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Entrevista com Arnaldo Borgo Filho, Prefeito de Vila Velha

Prefeito de Vila Velha fala sobre gestão e os avanços de dois anos de investimentos e transformações na cidade

Não há dúvidas de que o ano de 2022 foi de recomeço para muitas pessoas: para aqueles que venceram a pandemia, recolocaram-se no mercado de trabalho, abriram o primeiro negócio, avançaram na educação, receberam reconhecimento salarial ou respiraram aliviados por não terem mais suas casas devastadas por conta de fortes chuvas.

Com a pontuação de 5,8 nos Anos Iniciais e 4,9 nos Anos Finais, o município atingiu a média de 5,3, que é superior à média registrada pelas outras cidades da região. As áreas da saúde e da segurança, que sempre representam grandes desafios às administrações públicas, também avançaram bastante em Vila Velha, tanto com a ampliação da estrutura física quanto com a aquisição de novos equipamentos e a contratação de mais profissionais. Veja a entrevista que o Prefeito Arnaldinho Borgo concedeu à ES Brasil:

- Continua após a publicidade -

O que foi feito para a cidade não alagar com as fortes chuvas?

Primeiro, um trabalho preventivo de limpeza permanente dos 42 km de canais. Em 11 meses, recolhemos mais de mil toneladas de lixo dos canais, impedindo a chegada desse material às estações de bombeamento. Além disso, mais de R$ 500 milhões estão sendo investidos em macrodrenagem. E pela primeira vez na história, vamos investir R$ 35 milhões por ano com limpeza profunda (desassoreamento) dos canais, galerias e córregos. Em parceria com o Governo do Estado, nove novas estações vão se juntar às estações de bombeamento de águas pluviais (Ebaps) municipais e compor um sistema inteligente de interligação.

O que avançou na saúde?

A saúde de Vila Velha deu um salto de qualidade. Três novas unidades de saúde e a UPA de Riviera da Barra foram entregues, e outras 20 unidades estão em fase final de reforma. Sete unidades tiveram horário estendido e agora atendem a partir das 7h, podendo chegar em alguns casos até as 21h. Outro avanço é a abertura de três unidades da farmácia aos sábados e domingos, na Barra do Jucu, Jaburuna e Cobilândia. Agendamentos de consulta, vacinação e testagem de Covid, por exemplo, passaram a ser on-line. Foram entregues 10 novas ambulâncias e seis veículos para transporte de passageiros até a consulta. A Unidade Móvel de Odontologia agora atua na região rural. E 100% da cidade passou a ser atendida por equipes de Estratégia de Saúde da Família. Foram 51 novas equipes de saúde da família, 112 agentes de saúde e 46 agentes de endemias contratados.

Como a gestão cuidou da segurança?

Com mais equipamentos e tecnologia. A frota de viaturas da Guarda passou de 20 veículos alugados e em ruins condições para 27 novos carros potentes e mais cinco caminhonetes para a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Inspetoria Ambiental. O Rocam, grupamento de operações com moto, recebeu 10 novas motocicletas. A Muralha Eletrônica monitora vias estratégicas da cidade. Bastou um veículo com restrição de furto e roubo ou um foragido da Justiça passar por um dos pontos, que o sistema alerta. Assim, mais de 300 veículos foram recuperados neste ano na cidade. Além da Muralha, novas câmeras estão em pleno funcionamento e auxiliam no ordenamento do trânsito e monitoramento de praças, parques, vias, praias e outros pontos estratégicos de Vila Velha. Em alguns locais, câmeras de reconhecimento facial já identificam pessoas que circulam pela cidade.

Que melhorias traz o plano de cargos e salários?

A valorização dos servidores foi um grande avanço, após 14 anos de espera. Vila Velha vai passar do pior salário da Grande Vitória para o melhor. Os novos valores preveem aumento de até 42%, a partir de maio de 2023. Servidores efetivos, além dos de educação, trabalharam juntos na construção de cada plano. Trabalhadores da saúde, obras, assistência social e administração conheceram, no início de dezembro, como receberão a partir de 2023. Valorização que chegou, em algumas funções, a 123%. Esse plano é o reconhecimento de quem ajudou a transformar Vila Velha numa cidade melhor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA