25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Energia solar: Grupo Santa Maria compra Suno e Engelsun

O Grupo Santa Maria, criado em Colatina, que avançar no mercado de energia solar, que está em crescimento no Brasil

Por Amanda Amaral

O grupo Santa Maria – que foi criado em Colatina, Espírito Santo, marca sua entrada no segmento de energia fotovoltaica após adquirir no ano passado mais de 50% das ações da Suno e da Engelsun. Com a aquisição, a companhia, que já possui presença no mercado de distribuição, geração, comercialização e serviços de energia, passa a atuar também no segmento de energia solar.

- Continua após a publicidade -

O valor das transações não foi divulgado. A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92% do total de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), foi a maior participação dos últimos 10 anos.

Geração Distribuída 

Com relação à Geração Distribuída (GD), o Espírito Santo é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia fotovoltaica. De acordo com a (Absolar), desde 2012, a quantidade de consumidores atendidos pela geração própria de energia solar no Espírito Santo ultrapassa a marca de 32,1 mil.

É o 16º estado brasileiro com maior potência instalada (341,2 megawatts – MW) de energia solar para a geração própria em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Mesmo com o início da cobrança das taxas previstas pelo Marco Legal da Geração Distribuída, o mercado continua crescendo, segundo a Absolar, em razão do alto custo da energia elétrica no Brasil, queda dos preços da geração própria e facilidade de financiamento.

Grupo Santa Maria
O Grupo Santa Maria atua no Espírito Santo há 76 anos. Foto: Divulgação

Sobre as empresas

A Suno é uma empresa especializada em importação e distribuição de equipamentos fotovoltaicos, uma referência em todo território nacional. Possui longa parceria comercial com a Canadian Solar, empresa fabricante de equipamentos fotovoltaicos referência no mercado brasileiro e uma das maiores produtoras de módulos fotovoltaicos do mundo. Já Engelsun é uma empresa de desenvolvimento de projetos, focada em grandes usinas de GD (geração distribuída) e GC (geração centralizada).

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na última quarta-feira (1°), mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA