18.9 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Energia e disposição para superar o isolamento social

Leia Também

ES registra mais de 58 mil pessoas confirmadas com o novo coronavírus

Destes, 39.609 já estão curados. O número de mortes também subiu nas últimas 24 horas. São 1.911 óbitos, ante os 1.879 de ontem (07). O índice de letalidade está em 3,26%.

Provas do Enem serão realizadas em janeiro de 2021

O anúncio foi realizado por meio de coletiva de imprensa, que contou com a presença do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Vendas de veículos novos apresentam retração em maio

Já no acumulado dos cinco meses de 2020, os 21.187 veículos emplacados registraram 25,98% abaixo do resultado verificado no mesmo período do ano passado, quando foram  vendidas 28.624 unidades.

Mais recursos para atendimento a pessoas em situação de rua

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), a verba será doada pelo governo estadual, que repassará R$ 376,2 mil para a realização de ações em três meses.

O consumo de alguns alimentos pode ajudar a deixar o organismo mais bem disposto para enfrentar os desafios diários, durante o isolamento social

O início da quarentena não pareceu ser algo tão complicado, afinal, a recomendação é: ficar em casa. Mas, com o passar dos dias com as notícias negativas – e, às vezes, sem muita perspectiva de melhora –, as dificuldades em manter a rotina ou se adaptar ao trabalho no formato de home office pode acabar tornando este período algo mais desafiador do que se imaginava. Mas, a boa notícia é que a alimentação pode ser uma boa aliada para quem busca mais energia para conseguir enfrentar e superar essa crise.

A nutricionista Fernanda Pignaton lembra que logo no início da pandemia, provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), muitas pessoas optaram por comprar uma grande quantidade de itens nos supermercados, receosos pelo desabastecimento.

“Com isso, muitos produtos congelados, industrializados e com maior prazo de validade foram adquiridos, além daqueles de fácil preparo, como: nuggets, lasanhas, salgadinhos. Só que estes alimentos possuem alta densidade energética e má qualidade nutricional, são ricos em sódio, conservantes, realçadores de sabor e corantes”, explica ela.

Fernanda Pignaton
A nutricionista Fernanda Pignaton informou que a alimentação correta ajuda a melhorar a imunidade. – Foto: Divulgação

Seguindo este raciocínio, a especialista aponta que, possivelmente, frutas, verduras e legumes não deveriam estar na lista de prioridades de algumas famílias nestas compras. Afinal, elas têm validade curta e dão mais trabalho para serem higienizadas. “Só que estes e outros tipos de alimentos mais saudáveis ajudam o organismo para ter mais energia no dia a dia. As frutas têm um papel essencial para dar mais disposição. Além disso, elas contêm nutrientes importantes para melhorar o sistema imune, inclusive o funcionamento dos hormônios”, recomenda.

Confira algumas dicas de alimentos para dar mais disposição e energia:

Maçã: é repleta de vitaminas e minerais, além dos antioxidantes flavonoides e polifenóis. Pode ser apreciada como um lanche da manhã ou em receitas de smoothies.

Banana: é fonte de potássio, que ajuda a aumentar os níveis de energia, mantendo a pressão sanguínea e os ritmos cardíacos normais.

Cenoura: é uma excelente opção para os dias sem energia. Possui muita fibra, que ajuda na saciedade entre as refeições. Como um bônus, contém o betacaroteno, que protege a visão e prolonga o bronzeado.

cenouras
As cenouras são ricas em betacaroteno, e ajudam na saúde dos olhos e conservam o bronzeado. – Foto: Reprodução

Melancia: além de facilitar a digestão, é refrescante e fonte de licopeno, com potentes propriedades de prevenção ao câncer. Uma indicação é ingerir a fruta como opção no café da manhã para obter os benefícios máximos de aumento de energia.

Água de coco: é cheia de eletrólitos, tornando-a uma das melhores maneiras de hidratar naturalmente o corpo e restaurar os níveis de energia, por meio de suas propriedades desintoxicantes.

Abacate: é fonte de fibras e gorduras saudáveis, que manterão a pele macia e jovem. Além disso, a fruta está associada à diminuição do colesterol ruim.

Quinoa: os grãos integrais fazem milagres pela saúde e a quinoa é uma das melhores do grupo. Além de ser uma proteína completa (o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais de que nosso corpo precisa), também é um grão muito nutritivo.

Açaí: é rico em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo.

Guaraná: é fonte de cafeína, um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição.

Chocolate: tem substância que faz bem à saúde do coração. Quanto mais saudável o coração, mais oxigênio será transportado pelo corpo, ou seja, maiores níveis de energia. Mas, deve ser consumido com moderação.

Oleaginosas: ajudam a diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vendas do varejo sobem 13,9% em maio ante abril, revela IBGE

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 8,6% no ano e redução de 1% em 12 meses. Confira! Por Daniela Amorim (AE) As vendas...

Sicoob ES vai liberar R$ 200 milhões para produtores de café

O volume será disponibilizado mais cedo este ano, neste mês, como uma medida do Ministério da Agricultura para apoiar o setor neste momento de pandemia.

Dia Mundial do Chocolate: destaque na produção da matéria-prima no ES

O Espírito Santo produz cerca de oito mil toneladas de cacau por ano. Isso porque o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apoia os agricultores, fomentando a produção de cacau no território capixaba.

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade