25.3 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Encontro de chefs valoriza a gastronomia feita por mulheres

Leia Também

Como usar e higienizar as máscaras caseiras? Atente-se às dicas!

A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu um protocolo de uso e higienização das máscaras para quem os usa diariamente.

Musical “Tropicalinha” agita Diversão em Cena ArcelorMittal

A live contará a história que se passa no fictício Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária e que proibia a música.

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais! O holandês Max Verstappen foi o mais rápido da sexta-feira nos treinos livres do GP da...

O encontro chega à terceira edição e explora o que há de melhor na gastronomia brasileira, e evento aberto ao público

O lado feminino tem conquistado cada vez mais espaço no mundo e na gastronomia não é diferente. No total, 45 chefs se reunirão para o Encontro das Chefs, que chega à terceira edição neste ano. O evento, que começa neste sábado (6) e segue até o próximo domingo (14), no Dia das Mães, será realizado no Shopping Praia da Costa. As aulas são abertas ao público.

Esta edição mantém a proposta principal do evento: valorizar a gastronomia feita por mulheres no Espírito Santo. O tema desta edição do encontro é “Diversidade: a mãe da gastronomia brasileira”.

As chefs vão comandar aulas e oficinas, além de também participarem com pratos, quitutes e comidinhas na vila gastronômica montada na praça de alimentação do centro comercial.

O objetivo é explorar a pluralidade culinária do país. Serão 27 aulas abertas ao público, sendo três por dia, e cada uma terá como tema algo típico dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Os estados foram divididos para cada chef por meio de sorteio, e cada chef terá o desafio de aprender um pouco sobre a culinária local, usando ingredientes como mariscos, carnes e frutas e produtos típicos.

A aula de abertura será realizada neste sábado, às 16h, com as chefs e professoras da UVV, Giovana Moysés e Marcela Bourguignon, que ensinarão as receitas de baião de dois tradicional e baião de dois com frutos do mar, prato típico do Ceará.

Já as chefs Claudinha Ramos e Deborah Sampaio comandam o evento no domingo (14), com o tema: Mato Grosso, em que farão o prato Mojica de tilápia com farofa de banana da terra e frutas da estação ao forno com crumble de rapadura e sorvete.

As crianças também terão a oportunidade de colocar a “mão na massa”. Os pequenos poderão iniciar ou aprimorar seus conhecimentos culinários com aulas oferecidas diariamente pelo Instituto Gastronômico das Américas (IGA).

Confira a programação

Sábado, 06/05

16h

Chefs Giovana Moyzes e Marcela Bourguignon. Tema: Ceará (Prato: “Baião de duas” – baião de dois tradicional, e baião de dois com frutos do mar).

17h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

18h

Chefs Sylvia Lis e Alice Cardoso. Tema: Alagoas. (Prato: Torta de coco e castanha de caju com cobertura de chocolate).

19h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

20h

Chef Izabel Rosalém. Tema: Tocantins (Prato: Chambari Tocantinense). Apresentação musical: Duo de Violão 8 cordas e Trompete – Wanderson Lopez, Bruno Santos & Edu Szajnbrum.

Vila Gastronômica

Bárbara Ramos, Daju Bistrô e Hasta La Pista, Coco Bambu, Enseada, Jardineira Buffet, Santa Salada, A Confeitaria ES e Massas Venturim.

Domingo, 07/05

15h

Chefs Carmen Benezath e Vanete Arrigoni. Tema: Espírito Santo (Prato: Nhoque de inhame ao molho matriciano de linguiça calabresa suína, mousse de café com ganache de chocolate aromatizado com especiarias, praliné de macadâmia e caipirinha de abacaxi).

16h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

17h

Chef Raissa Franzotti. Tema: Sergipe. (Prato: Moqueca de camarão ao creme de macaxeira).

18h

Aula Kids.

19h

Ana Paula Pereira e Giana Tonini. Tema: Rondônia (Prato: Caldeirada). Apresentação musical: Guitarra Jazz e Baixo Acústico – Wanderson Lopez & Eliel Moreira

Vila Gastronômica

Bárbara Ramos, Daju Bistro e Hasta La Pista, Coco Bambu, Enseada, Jardineira Buffet, Santa Salada, A Confeitaria ES e Massas Venturim.

Segunda, 08/05

16h

Chefs Luiza Daher e Rafa Cisne. Tema: Amapá (Prato: nhoque de fruta pão tricolore ao ragu de pato na laranja).

18h
Chef Carla Coutinho

Tema: Pernambuco (Prato: Cozido de Miúdos de Frango).

19h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA)

20h

Chef Flavia Gama. Tema: Roraima (Prato: Telhas de tapioca com brigadeiro de banana e ganache de chocolate). Apresentação musical: Guitarra Semi-acústica.

Vila Gastronômica

Barbara Ramos, Daju Bistro e Hasta La Pista, Coco Bambu, Carla Coutinho, Jardineira Buffet, Mari O’Frank e Massas Venturim.

Terça, 09/05

16h

Chefs Kamila Zamprogno e Thays Botelho. Tema: Minas Gerais (Prato: entradinhas mineiras, canapé de torresmo, pão de queijo recheado com pernil, papa de milho salgada e quiabo e creme de queijo Minas com calda quente de goiabada bêbada).

18h
Chefs Cleuza Costa e Mariana Salim. Tema: Paraná (Prato: Arroz de carne curada com paio e pinhão e sorvete de pinhão à moda cervejeira).

19h

Workshop: Dicas e estratégias nutricionais com Driely Daltoé.

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

20h

Chefs Carol Cicone e Julia Faria. Tema: Rio Grande do Sul (Prato: Carreteiro das Montanhas). Apresentação musical: Violão de 8 cordas – Choros e Sambas.

Vila Gastronômica

Jucá, D’Medici Buffet Externo, Coco Bambu, Carla Coutinho, Daju Bistrô e Hasta La Pista, Bio Gourmet Funcional, Cakes & Bakes e Tio Vé. Food bikes: Delícias da Sol, Atelier Adriana Milaneze, Gostosura, Mimo’s e Delícias da Rê.

Quarta, 10/05

16h

Chef Regina Maris. Tema: Paraíba (Prato: Rubacão).

18h

Chef Cecília Cunha. Tema: Piauí (Prato: Carpaccio de filé de sol ao molho campanha com feijão de corda e arancini Maria Izabel).

19h

Workshop: Mesa Posta com Alessandra Laguardia.

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

20h

Chefs Júlia Torres e Paty Pinho. Tema: São Paulo (Prato: Bauru doce em três versões). Apresentação musical: O Violão Brasileiro e os Afro-sambas.

Vila Gastronômica

Via Gourmet, D’Medici Buffet Externo, Coco Bambu, Carla Coutinho, Daju Bistro e Hasta La Pista, Bio Gourmet Funcional, Divas Cooking e Tio Vé. Food bikes: Delícias da Sol, Atelier Adriana Milaneze, Gostosura, Mimo’s e Delícias da Rê.

Quinta, 11/05

16h

Chefs Isaura Caliari e Malu Girelli. Tema: Goiás (Prato: Galinha da Goiana com Pequi).

18h

Chefs Fernanda Cassa e Harley Kilppel. Tema: Acre (Prato: Charuto à moda acreana e Torta de cupuaçu e castanha do Brasil).

19h

Workshop: Sensualidade feminina buscando qualidade de vida com Claudia Marriel.

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

20h

Chefs Fernanda Cassa, Harley Kilppel, Isaura Caliari e Malu Girelli. Tema: Santa Catarina (Prato: Salame de chocolate). Apresentação musical: Duo de Guitarra e Baixo acústico – Wanderson Lopez & Hugo Maciel.

Vila Gastronômica

Jucá, My Cookies Vix, Coco Bambu, Regina Maris, Daju Bistro e Hasta La Pista, Bio Gourmet Funcional, Divas Cooking e Nativo Temperos. Food bikes: Kombinha, Atelier Adriana Milaneze, Gostosura, Mimo’s e Delícias da Rê.

Sexta, 12/05

16h

Chefs Cynthia Pádua e Luiza Sampaio. Tema: Bahia (Prato: Moqueca baiana).

18h

Chefs Anna Arreguy e Helena Schimdt. Tema: Pará (Prato: Trilogia de sorbets com castanhas e Surpresa de siri).

19h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

20h

Chefs Ana Paula Suter e Chris Badke. Tema: Rio de Janeiro (Prato: Burguer carioca com bionese, Creme de castanhas com salada de fruta). Apresentação musical: Duo Violão de 8 cordas e acordeon Wanderson Lopez & Tulio Pizzol.

Vila gastronômica

d’Bem, Sequinhas Saudáveis, Coco Bambu, Izabel Rosalém, Cakes & Bakes, Rama Vegana, CGEF – Centro Gastronômico Evelize Fraga e Sabor nas Montanhas. Food bikes: Kombinha, Atelier Adriana Milaneze, Gostosura, Mimo’s e Delícias da Rê.

Sábado, 13/05

16h

Chefs Ana Flavia Trindade e Leticia Leite. Tema: Maranhão (Prato: Arroz de toucinho e beijo de coco).

17h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

18h

Chefs Alessandra Alcure e Cinthia Paixão. Tema: Rio Grande do Norte (Prato: Tartar de carne de sol com picles de maxixe e chips de mandioca, croquete de feijão verde e carne de sol e bolinho de arroz com queijo manteiga).

20h

Chefs Evelize Fraga e Luana Evelyn. Tema: Amazonas (Prato: Verrine de cupuaçu e coco). Apresentação musical: Duo guitarra e Sax Barítono/Clarone Wanderson Lopez & Daniel Freire.

Vila Gastronômica

d’Bem, Sequinhas Saudáveis, Kaffa Cafeteria, Izabel Rosalém, Casa Gourmet, Rama Vegana, CGEF – Centro Gastronômico Evelize Fraga e Sabor nas Montanhas. Food bikes: Kombinha, Atelier Adriana Milaneze, Candy Bike, Mimo’s e Delícias da Rê.

 

Domingo, 14/05

15h

Chef Claudia Marriel. Tema: Mato Grosso do Sul (Prato: Caldo de Piranha).

16h

Aula Kids (Aula de Culinária com IGA).

17h

Chefs Arlete Nunes e Bárbara Ramos. Tema: Distrito Federal (Prato: Filé de tilápia gratinado acompanhado de purê de banana da terra e manjar com calda de jabuticaba).

19h

Chefs Claudinha Ramos e Deborah Sampaio. Tema: Mato Grosso (Prato: Mojica de tilápia com farofa de banana da terra e frutas da estação ao forno com crumble de rapadura e sorvete). Apresentação musical: Wanderson Lopez Trio – Wanderson Lopez, Jeremy Naud & Edu Szajnbrum.

Vila gastronômica

d’Bem, Sequinhas Saudáveis, Café Caramello, Izabel Rosalém, Casa Gourmet, Rama Vegana, Caramello Bolos Artesanais & Cia e Conti Defumados. Food bikes: Kombinha, Atelier Adriana Milaneze, Candy Bike, Mimo’s e Delícias da Rê.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Vida Capixaba

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.
Continua após publicidade