19.9 C
Vitória
segunda-feira, 23 maio, 2022

Empresas poderão ser abertas no ES em menos de 24 horas

A expectativa é de que o prazo para abrir uma empresa no ES seja de menos de 24 horas. Foto: Divulgação JUCEES

Essa é a expectativa da Junta Comercial do Espírito Santo com a criação da ferramenta “Balcão Único”. Em 2021, foram abertas 18.272 mil no Estado.

Por Josué de Oliveira 

A Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) desenvolveu a plataforma “Balcão Único ES”, que vai facilitar a abertura de novas empresas no Estado. Com isso, a expectativa para abertura de empresas deve cair para menos de 24 horas.

A partir de agora, empresários ou contadores responsáveis por empresas poderão preencher todas as informações necessárias para a regularização dos negócios por meio da plataforma.

Outro ponto que deve ter mais destaque com a utilização do Balcão Único ES é o tempo médio para a abertura de novas empresas. No ano passado, o Espírito Santo esteve diversas vezes entre os Estados com o menor tempo médio para a abertura de empresas.

“Nosso objetivo é que o tempo médio para a abertura de empresas no Estado seja menor que 24 horas, o que nos consolidará como um dos Estados mais céleres do Brasil”, explicou o presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael.

Segundo Rafael, com o Balcão Único ES o procedimento será muito mais rápido, evitando deslocamentos e burocracia que são desnecessários. Tudo será feito pelo Simplifica ES”,

Os dados que antes eram coletados no DBE agora serão coletados na Ficha de Cadastro Nacional (FCN) e quando o processo for deferido pela Junta Comercial as informações serão enviadas pelo Integrador Estadual (Simplifica-ES) à Receita Federal, que devolverá o CNPJ para o protocolo e alimentará o cadastro dos órgãos integrantes da RedeSim.

Em 2021, o Estado registrou o maior número de empresas abertas. Ao todo, foram 18.272 mil registros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade