28.2 C
Vitória
quarta-feira, 27 janeiro, 2021

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

Especialista dá dicas de recursos tecnológicos que podem fazer a diferença desde já

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu o mercado, que, de repente, teve que migrar os negócios para o ambiente digital, como praticamente a única maneira de manter as operações. Essa tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

A 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela EbitNielsen – em parceria com a Elo, mostrou o quanto a quarentena já influenciou nos números dos primeiros meses de 2020. Em relação ao mesmo período do ano passado (da segunda quinzena de março até o fim de abril), houve crescimento de 48,3% nas vendas do comércio eletrônico.

Atualmente, e-commerce, inteligência artificial, armazenamento em nuvem, sistemas de gestão, são muitas ferramentas para melhorar a infraestrutura de tecnologia das empresas.

videochamada
As videochamadas são muito úteis para otimizar o tempo e reduzir distância. – Foto: Reprodução

De acordo com o especialista em sistemas de gestão e diretor da Sankhya-ES, Renato William, a empresa liberou gratuitamente para os clientes a implantação e utilização da plataforma de e-commerce durante a pandemia, e quem já contava com certas tecnologias na empresa conseguiu se adaptar melhor ao momento.

“Não é de hoje que o armazenamento em nuvem, sistemas de ponto eletrônico, o gerenciamento remoto de sistemas são tendências. As empresas que já contavam com essas tecnologias tiveram muito mais facilidade em adotar o home office, por exemplo, de manter o funcionamento com o mínimo de impacto. Antes, era uma vantagem competitiva, agora passa a ser questão de sobrevivência”, destaca William.

Dentre tantas possibilidades, as escolhas sobre como começar a investir em tecnologia podem não ser tão fáceis. Cada segmento de mercado tem as suas especificidades, mas o especialista, Renato William, recomenda algumas medidas comuns que podem ajudar diversas empresa:

  1. Armazene seus dados na nuvem: espaço ilimitado e facilidade de acesso remoto são alguns dos benefícios, que podem ser essenciais em momentos de instabilidade.
  2. Implemente o ponto eletrônico online: essa ferramenta vai facilitar o trabalho em home office e demais modalidades remotas, uma necessidade agora e uma tendência para o futuro.
  3. Adote as videochamadas: elas são muito úteis para otimizar o tempo e reduzir distância.
  4. Implante ou amplie o e-commerce: as compras online crescem a cada dia, por isso é importante ter uma plataforma de vendas estruturada para não perder oportunidades.
  5. Invista em sistemas de gestão: eles são soluções que comprovadamente ajudam a aumentar os resultados nos negócios, sistematizando todos os aspectos, disponibilizando métricas e facilitando a tomada de decisão.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Trinta startups vão para a fase final de edital da Petrobras e Sebrae

Programa procura soluções inovadoras para diversas áreas. Saiba mais! Trinta startups foram selecionadas para a fase final da segunda edição do Programa Petrobras Conexões para Inovação -...

Brasil será o primeiro país a receber sistema de pagamentos pelo WhatsApp

Segundo Mark Zuckerberg, o serviço também estará disponível para pequenas empresas, que poderão fazer vendas diretamente pelo aplicativo.

Findeslab e Sesi aprovam três projetos de inovação para a indústria

Os projetos fazem parte do segundo ciclo do “Edital de Inovação para a Indústria” em duas categorias. São mais de R$ 2 milhões em recursos para o desenvolvimento das soluções propostas.

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

ES Brasil Digital

ESBrasil-184 - Retrospectiva
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

Pagamento será na próxima quinta-feira para quem fez contestação

Pandemia e fim dos auxílios podem reverter retomada econômica

A avaliação é do Comitê de Política Monetária do BC

Série histórica mostra ocupação hoteleira durante a pandemia

Já estão disponíveis no Observatório do Turismo os dados relativos à taxa de ocupação hoteleira relativa ao ano de 2020, nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra

Sicoob inicia 2021 com recordes de movimentações financeiras

Instituição tem atuado para facilitar acesso a produtos e serviços financeiros aos seus mais de 5 milhões de cooperados

Vida Capixaba

Fafi abre vagas para oficinas

Termina nesta quarta-feira (27) o período de inscrições para 397 vagas em oficinas da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi)

Ação conscientiza frequentadores em praia de Guarapari

A ação visava conscientizar os frequentadores da Enseada Azul, em Guarapari, contra o descarte de lixo na areia das praias

Mucane e Circuito Cultural de Vitória retomam aulas na próxima segunda-feira

Oficinas presenciais de percussão, cavaquinho, dança afro brasileira na modalidade “Tribal” e capoeira

TOTVS Espírito Santo foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020

A TOTVS é conhecida como a maior empresa de tecnologia do Brasil, e sua unidade do ES foi eleita a melhor unidade do Brasil em 2020
Continua após publicidade