26.5 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro, 2020

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

Leia Também

Escritores capixabas ganham notoriedade no mercado literário

Novos formatos impulsionaram a publicação de autores iniciantes no mercado capixaba

Mercado bom pra cachorro!

Mercado pet foi o que mais cresceu, mesmo em meio a pandemia

Alimentação, o ramo que mais cresceu em 2020

Setor alimentício foi um dos que mais cresceram em 2020

Especialista dá dicas de recursos tecnológicos que podem fazer a diferença desde já

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu o mercado, que, de repente, teve que migrar os negócios para o ambiente digital, como praticamente a única maneira de manter as operações. Essa tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

A 41ª edição do Webshoppers, o mais amplo relatório sobre e-commerce do país elaborado semestralmente pela EbitNielsen – em parceria com a Elo, mostrou o quanto a quarentena já influenciou nos números dos primeiros meses de 2020. Em relação ao mesmo período do ano passado (da segunda quinzena de março até o fim de abril), houve crescimento de 48,3% nas vendas do comércio eletrônico.

Atualmente, e-commerce, inteligência artificial, armazenamento em nuvem, sistemas de gestão, são muitas ferramentas para melhorar a infraestrutura de tecnologia das empresas.

videochamada
As videochamadas são muito úteis para otimizar o tempo e reduzir distância. – Foto: Reprodução

De acordo com o especialista em sistemas de gestão e diretor da Sankhya-ES, Renato William, a empresa liberou gratuitamente para os clientes a implantação e utilização da plataforma de e-commerce durante a pandemia, e quem já contava com certas tecnologias na empresa conseguiu se adaptar melhor ao momento.

“Não é de hoje que o armazenamento em nuvem, sistemas de ponto eletrônico, o gerenciamento remoto de sistemas são tendências. As empresas que já contavam com essas tecnologias tiveram muito mais facilidade em adotar o home office, por exemplo, de manter o funcionamento com o mínimo de impacto. Antes, era uma vantagem competitiva, agora passa a ser questão de sobrevivência”, destaca William.

Dentre tantas possibilidades, as escolhas sobre como começar a investir em tecnologia podem não ser tão fáceis. Cada segmento de mercado tem as suas especificidades, mas o especialista, Renato William, recomenda algumas medidas comuns que podem ajudar diversas empresa:

  1. Armazene seus dados na nuvem: espaço ilimitado e facilidade de acesso remoto são alguns dos benefícios, que podem ser essenciais em momentos de instabilidade.
  2. Implemente o ponto eletrônico online: essa ferramenta vai facilitar o trabalho em home office e demais modalidades remotas, uma necessidade agora e uma tendência para o futuro.
  3. Adote as videochamadas: elas são muito úteis para otimizar o tempo e reduzir distância.
  4. Implante ou amplie o e-commerce: as compras online crescem a cada dia, por isso é importante ter uma plataforma de vendas estruturada para não perder oportunidades.
  5. Invista em sistemas de gestão: eles são soluções que comprovadamente ajudam a aumentar os resultados nos negócios, sistematizando todos os aspectos, disponibilizando métricas e facilitando a tomada de decisão.
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Trinta startups vão para a fase final de edital da Petrobras e Sebrae

Programa procura soluções inovadoras para diversas áreas. Saiba mais! Trinta startups foram selecionadas para a fase final da segunda edição do Programa Petrobras Conexões para Inovação -...

Brasil será o primeiro país a receber sistema de pagamentos pelo WhatsApp

Segundo Mark Zuckerberg, o serviço também estará disponível para pequenas empresas, que poderão fazer vendas diretamente pelo aplicativo.

Findeslab e Sesi aprovam três projetos de inovação para a indústria

Os projetos fazem parte do segundo ciclo do “Edital de Inovação para a Indústria” em duas categorias. São mais de R$ 2 milhões em recursos para o desenvolvimento das soluções propostas.

Pesquisa revela que empresas capixabas de TI apostam na superação da crise causada pela pandemia

O foco foi identificar as principais dificuldades, sugestões e expectativas diante os desafios que a pandemia, provocada pela Covid-19, impôs ao mercado de tecnologia do Espírito Santo.

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Esse governo não vai aumentar os impostos, reitera Guedes

Ministro alegou que o imposto digital possibilitaria a desoneração da folha de salários para todos os setores

Ajuste fiscal passa por reformas que aumentam produtividade, diz Bruno Funchal

Funchal disse que o teto dos gastos já endereçou o primeiro problema estrutural da questão fiscal brasileira

Pet – Um mercado sem crise

Segmento cresce na mesma proporção que o amor dos tutores por seus "filhos" A gente ama, cuida e não vive sem. Sendo eles pequenos, peludinhos...

Governo revisará projeção de queda do PIB para 2020 em novembro, diz secretário

"Todos os indicadores de atividade mostram um forte recuperação em V da economia", afirmou Waldery

Vida Capixaba

AVC, prevenção é o melhor tratamento

Campanha lembra a importância da prevenção do AVC com a prática de exercícios físicos 

Semana Lixo zero promove ação em cidades capixabas

Ação tem como tema "Lixo Zero Inspira Minha Cidade” e acontece em mais de 100 cidades em todo país

Nova forma para recarga do CartãoGv

Acordo assinado essa semana entre as duas empresas, facilitou para quem é usuário do transporte público

A importância do demaquilante correto para sua pele

Farmacêutica explica passo a passo dessa rotina de beleza saudável e dá dicas de como escolher o demaquilante ideal para cada tipo de pele
Continua após publicidade