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segunda-feira, 24 junho, 2024

Empreendedores dos 78 municípios buscaram Sebrae em 2023

Com mais de 600 mil atendimentos, entidade auxilia as empresas em todas as etapas do negócio. 

Por Gustavo Costa

Empreender no Brasil, sabidamente, não é tarefa fácil. Impostos, burocracia, obstáculos jurídicos, falta de mão de obra capacitada e vários outros gargalos se colocam no caminho de quem busca iniciar ou evoluir no seu negócio. Ciente da necessidade do empreendedor nessa luta diária, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) se colocou durante todo 2023 ao lado das empresas e finaliza dezembro com um recorde: mais de 600 mil atendimentos.

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Deste número, quase 70 mil são novos clientes. As soluções oferecidas pela entidade auxiliam os pequenos negócios em todas as etapas do empreendimento, indo da regularização ao diagnóstico do negócio, passando por estratégias de vendas, fidelização de clientes e organização financeira.

Entre as iniciativas desenvolvidas neste ano, destaque para “Sebrae na sua empresa”, com representantes indo de porta a porta e oferecendo consultorias gratuitas; “Acelera”, voltado para os donos de pequenos negócios e com um leque de rodadas de negócios, networking e capacitações exclusivas; e o “Cidade Empreendedora”, parceria entre o Sebrae-ES e o Governo do Estado que teve engajamento dos 78 municípios capixabas e que apontou uma significativa evolução do Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) em terras capixabas.

Atendimento online, palestras e workshops

A entidade passou a investir mais em serviços digitais, com ofertas de cursos online, atendimento virtual 24 horas por dia, aplicativo e publicação de conteúdos que tornaram a missão dos empreendedores menos burocrática. “O atendimento digital, que foi fundamental durante a pandemia, se manteve relevante para os clientes. Conseguimos aperfeiçoar essas ferramentas com o objetivo de alcançar cada vez mais os empreendedores em todo o Estado”, disse Adriana Rocha, gerente de relacionamentos do Sebrae/ES.

Em 2023, 55% dos atendimentos realizados pelo Sebrae-ES ocorreram à distância, enquanto que os presenciais representaram 45%. No ano anterior, em 2022, a dinâmica foi inversa, com 52% sendo presencialmente e 48% online.

Em todo o Estado, foram mais de 48 mil participantes nas palestras sobre os primeiros passos para se tornarem microempreendedores individuais (MEI), atendimento ao cliente, marketing nas redes sociais, empreendedorismo feminino e outros temas relacionados aos pequenos negócios. Já entre os cursos e workshops online e presenciais, nada menos que 50 mil participaram.

O Sebrae alcançou também a marca de 44 mil consultorias personalizadas, um aumento de 63% quando comparado com 2022. A presença do Sebrae-ES se fez presente ainda pela modernização dos escritórios, ampliação da equipe de atendimento, abertura de novos escritórios no Caparaó e do escritório de negócios com foco em turismo, em parceria com Convention Bureau nas Montanhas Capixabas, e na Grande Vitória. A expansão das Salas do Empreendedor, em parceria com as prefeituras, também garante que os serviços da instituição estejam acessíveis ao empreendedor.

 

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