Solenidade marcou a implementação de programa de relações étnico-raciais; professores receberão material de ensino racial
Por Redação
Na manhã desta terça-feira (2), o governo do estado anunciou a implementação do Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER). A assinatura do decreto, que marca um avanço na questão do ensino racial no Espírito Santo, de acordo com especialistas presentes, aconteceu durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.
O ProERER é fundamentado no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de história e culturas afro-brasileira e africana.
O projeto é estruturado em seis eixos:
I – Fortalecimento dos Marcos Legais; II – Política de formação para gestores, educadores e demais servidores da educação; III – Política de material pedagógico, orientador, didático e paradidático; IV – Gestão Democrática e mecanismos de participação social; V – Monitoramento e Avaliação; e VI – Condições Institucionais.
O governador Renato Casagrande destacou a importância do projeto para promoção da igualdade racial e o compromisso da gestão estadual com temáticas antirracistas.
“Nosso governo é comprometido com a implementação de políticas que combatam o racismo. Agora temos um programa articulado que será adotado em nossas escolas, na formação de professores e que também levará essas diretrizes aos municípios. Adotando medidas afirmativas como essa vamos conseguir alcançar uma sociedade melhor. A escola é o ambiente ideal para promover esse trabalho. Queremos que as pessoas respeitem umas às outras, que compreendam e abracem a diversidade, que é uma riqueza da nossa sociedade brasileira”, destacou Casagrande.
Entre os pontos previstos no programa está a adoção do Caderno Orientador. O material foi elaborado por profissionais que compõem o espaço escolar da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo e apresenta possibilidades e sugestões de abordagem da temática étnico-racial por áreas de conhecimento, contemplando as modalidades de ensino.
O conteúdo servirá de apoio pedagógico desenvolvido pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Geciq), por meio do ProERER da Sedu. As ações vão de encontro com a estrutura curricular definida pelo Ministério da Educação (MEC), com a grade “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.
O objetivo da ação, de acordo com a administração estadual, é de promover uma discussão pedagógica sobre conceitos essenciais relacionados à temática, além de reflexões sobre situações raciais cotidianas que perpassam a sociedade e, por consequência, se manifestam no contexto escolar.
Os cadernos já estão sendo distribuídos nas unidades escolares e atenderão cerca de 13,5 mil professores das 402 escolas da Rede Pública do Estado do Espírito Santo. A versão digital do Caderno já está disponível no Site do Currículo do Espírito Santo.