26 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

EDP orienta como evitar aumento da energia nos meses quentes

Saiba como se refrescar nesse calor sem precisar pagar mais caro por isso

Por Gustavo Costa

O verão só chega oficialmente no dia 22 de dezembro, mas as altas temperaturas em breve começam a atingir o Espírito Santo. Com isso, há um natural aumento nas vendas de ar condicionados, ventiladores, filtros e geladeiras, e, consequentemente, contas de energia mais caras. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, publicou um conteúdo com dicas para evitar que o “refresco” saia caro no bolso.

E não se trata simplesmente de gastar mais energia nesse período mais quente. Mesmo uma família que mantenha seus hábitos de consumo inalterados poderá ter que desembolsar mais na conta. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para esse efeito sazonal e dá dicas para economizar e minimizar o impacto no orçamento dos capixabas. “Com o aumento das temperaturas, os aparelhos de refrigeração consumem mais energia para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, reflete na elevação do valor da conta de energia. No calor, geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, disse o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Segundo o gestor, é fundamental que todos compreendam a importância de utilizar a energia de forma responsável, não apenas para reduzir os custos, mas também para minimizar o impacto ambiental. “Reduzir o consumo elétrico não é apenas uma questão de economia pessoal, mas também uma medida importante para a sustentabilidade do planeta. A EDP está ciente do desafio que o aumento do consumo de eletricidade representa durante o verão e incentiva programas de conscientização e eficiência energética entre os consumidores, como a troca gratuita de lâmpadas LED e o cadastro na Tarifa Social”, explicou.

- Publicidade -

É sempre interessante que o cliente busque entender a sua conta de luz. No histórico de faturamento presente na conta, é possível comparar o consumo mensal, o valor dos últimos 12 meses e perceber o comportamento de consumo da casa em diferentes períodos.

Dicas para economizar:

  • Geladeira: com o calor do dia a dia, o corpo humano perde muito líquido e aumenta a necessidade de hidratação. Dessa forma, a porta da geladeira passa a ser aberta mais vezes durante o dia em busca de água gelada. Para evitar aumento do consumo, experimente equalizar os momentos de abertura do eletrodoméstico e ajustar a temperatura interna. Lembre-se: a geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa.
  • Lavadora de roupas e ferro de passar: deixe acumular a quantidade de peças suficiente para usar a máquina (ou o ferro) menos vezes.
  • Iluminação de casa: invista em equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como lâmpadas LED e aparelhos classificados com alta eficiência energética, pode ajudar a reduzir o consumo e os custos.
  • Os ventiladores de teto utilizados na velocidade média podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado.
  • Não existe motivo para tomar banho quente em um dia com a temperatura batendo os 40º C. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.
  • Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas.
  • Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.

*Matéria originalmente publicada no dia 27 de novembro de 2023.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA