23.3 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

EDP orienta como evitar aumento da energia nos meses quentes

Saiba como se refrescar nesse calor sem precisar pagar mais caro por isso. 

Por Gustavo Costa

O verão só chega oficialmente no dia 22 de dezembro, mas as altas temperaturas já estão atingindo o Espírito Santo nas últimas semanas. Com isso, há um natural aumento nas vendas de ar condicionados, ventiladores, filtros e geladeiras, e, consequentemente, contas de energia mais caras. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, publicou um conteúdo com dicas para evitar que o “refresco” saia caro no bolso.

- Continua após a publicidade -

E não se trata simplesmente de gastar mais energia nesse período mais quente. Mesmo uma família que mantenha seus hábitos de consumo inalterados poderá ter que desembolsar mais na conta. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para esse efeito sazonal e dá dicas para economizar e minimizar o impacto no orçamento dos capixabas. “Com o aumento das temperaturas, os aparelhos de refrigeração consumem mais energia para entregar a mesma eficiência, o que, por sua vez, reflete na elevação do valor da conta de energia. No calor, geladeira, freezer e ar-condicionado, por exemplo, são aparelhos que exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, disse o gestor da EDP, Adilson Herzog.

Segundo o gestor, é fundamental que todos compreendam a importância de utilizar a energia de forma responsável, não apenas para reduzir os custos, mas também para minimizar o impacto ambiental. “Reduzir o consumo elétrico não é apenas uma questão de economia pessoal, mas também uma medida importante para a sustentabilidade do planeta. A EDP está ciente do desafio que o aumento do consumo de eletricidade representa durante o verão e incentiva programas de conscientização e eficiência energética entre os consumidores, como a troca gratuita de lâmpadas LED e o cadastro na Tarifa Social”, explicou.

É sempre interessante que o cliente busque entender a sua conta de luz. No histórico de faturamento presente na conta, é possível comparar o consumo mensal, o valor dos últimos 12 meses e perceber o comportamento de consumo da casa em diferentes períodos.

Dicas para economizar:

  • Geladeira: com o calor do dia a dia, o corpo humano perde muito líquido e aumenta a necessidade de hidratação. Dessa forma, a porta da geladeira passa a ser aberta mais vezes durante o dia em busca de água gelada. Para evitar aumento do consumo, experimente equalizar os momentos de abertura do eletrodoméstico e ajustar a temperatura interna. Lembre-se: a geladeira corresponde em média a 30% do consumo total de uma casa.
  • Lavadora de roupas e ferro de passar: deixe acumular a quantidade de peças suficiente para usar a máquina (ou o ferro) menos vezes.
  • Iluminação de casa: invista em equipamentos mais eficientes em termos energéticos, como lâmpadas LED e aparelhos classificados com alta eficiência energética, pode ajudar a reduzir o consumo e os custos.
  • Os ventiladores de teto utilizados na velocidade média podem consumir até 11 vezes menos que um ar-condicionado.
  • Não existe motivo para tomar banho quente em um dia com a temperatura batendo os 40º C. O chuveiro deve estar na posição “verão” ou, preferencialmente, desligado.
  • Desligue da tomada os equipamentos que usa esporadicamente. Sempre que deixar um ambiente, desligue a luz e faça uso da luz natural, abrindo bem janelas e cortinas.
  • Com relação ao televisor é importante não deixar o aparelho ligado sem ninguém assistindo, assim como outros eletroeletrônicos que devem ser retirados da tomada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA