19.9 C
Vitória
domingo, 16 junho, 2024

EDP garante que alta temperatura não causará apagões

A despeito de aumento do consumo de energia, concessionaria descarta risco de blecaute 

Por Gustavo Costa

Mesmo com março tendo a semana com o maior consumo de energia de todo o verão do Espírito Santo em 2024, não existe razão para se preocupar com problemas de fornecimento de energia. 
 
É o que enfatiza a EDP, que divulgou um levantamento  que revela que entre os dias 11 e 17 de março, aconteceu o período de maior consumo de energia no ano, nos 70 municípios da sua área de concessão: nada menos que 14% na demanda de energia elétrica, em comparação com o mesmo período de 2023. O volume registrado seria suficiente para gerar luz para o município de Vila Velha por uma semana. 

- Continua após a publicidade -

Sem apagão, mas uso consciente é necessário

Em momentos de temperaturas altas,  por eletricidade para climatização e refrigeração também se intensifica, disse o gestor da EDP, Adilson Herzog. “Entre outros fatores, isso acontece porque os aparelhos de refrigeração, como geladeira, freezer e ar-condicionado exigem mais para rejeitar o calor do ambiente e atingir a temperatura interna programada”, destacou ele. 
 
A EDP pede conscientização sobre o uso de energia, enfatizando a importância de adotar hábitos que não apenas tragam economia, mas também de olho na sustentabilidade. 
 
Para isso, recomenda que a população busque aparelhos como geladeira, freezer e ar-condicionado devidamente certificados com selo de eficiência energética. Além disso, sempre é importante desligar aparelhos em standby e aproveitar a luz natural apra fazer atividades durante o dia. 
 
Além disso, a temperatura do ar-condicionado deve ser programada para níveis confortáveis e evite deixá-lo ligado em ambientes vazios. E revisão de instalações elétricas são fundamentais para verificação de vazamentos de energia ou problemas nas instalações elétricas. 

Detalhes sobre consumo eficiente de energia podem ser vistos  no site EDP, ou entre por meio do contato com a distribuidora em um dos canais de atendimento. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA