21.6 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Saiba como fugir das principais doenças do verão

Durante o verão, algumas doenças passam a ser mais comuns. Por isso, é bom se prevenir para curtir as férias da melhor forma possível, sem doenças

Nas praias e nas piscinas da Serra, as doenças que recebem mais destaque são conjuntivite, gastroenterite e dengue. O contágio da conjuntivite pode ser causada por vírus, bactéria ou outra fonte de irritação, e é facilitado.

Para se prevenir, lave bem as mãos e olhos com frequência, não compartilhe toalhas e maquiagem. Outras dicas são evitar locais aglomerados e evitar coçar os olhos. É muito importante que o uso do colírio seja feito com indicação médica.

- Continua após a publicidade -

Gastroenterite é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Devido ao calor e mais umidade, eles se proliferam com mais facilidade. A transmissão acontece pela mão em contato com a boca e por alimentos contaminados.

É necessário lavar cuidadosamente as mãos, e também frutas e vegetais antes de consumir. Evite alimentos preparados em locais sem higiene adequada. Confira se a maionese e molhos estão refrigerados, e dentro do prazo de validade. 

Já a dengue é transmitida pelo picada do Aedes aegypti. A melhor medida de prevenção é combater os focos do mosquito. Por isso, a participação da população é extremamente importante. Todos devem dedicar, pelo menos uma vez por semana, dez minutos para limpar a casa e evitar os criadouros.

Deve ser eliminada água armazenada em vasos de planta, galões, pneus, garrafas plásticas, tampinhas de garrafa, piscinas sem uso e manutenção, etc. Deixe também a caixa d’água tampada.

Caso tenha os sintomas de algumas dessas doenças, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA