Dietas restritivas x Reeducação alimentar

A reeducação alimentar é a melhor opção. Dietas restritivas não são adequadas. - Foto: Divulgação

Sirtfood e Egg Day são algumas formas arriscadas e praticadas por muitas pessoas para perder muito peso em pouco tempo

O verão chegou, o carnaval está batendo na porta e muita gente começa a ficar com aquela expectativa para exibir uma silhueta mais enxuta. Só que para alcançar este objetivo, algumas pessoas aderem a dietas mais restritivas para atingir os resultados de forma mais rápida. Dentre as opções, está a dieta Sirtfood, que ganhou muito destaque, recentemente, com a cantora inglesa Adele, que perdeu 45kg nos últimos meses.

Vegetais, frutas, oleaginosas e chocolate amargo são alguns dos alimentos propostos para serem consumidos aliado com uma rotina de exercícios físicos. No caso da artista, ela optou pela prática do pilates. O objetivo com estas escolhas alimentares é promover um emagrecimento por meio da restrição calórica e do consumo de alimentos que estimulam as sirtuínas: grupo de enzimas que melhoram o metabolismo, incluindo da glicose e do tecido adiposo.

adele-magra
A cantora Adele emagreceu 45 kgs com a dieta do Sirtfood. – Foto: Divulgação

A ideia desta dieta é unir a restrição calórica com alimentos que podem ser consumidos no dia a dia de forma saudável. Porém, isso não leva em consideração a individualidade bioquímica de cada um. E, por ser muito restritiva, a nutricionista Fernanda Pignaton alerta para os riscos e faz algumas ressalvas em relação ao que é proposto nesta e em outras dietas que prometem uma grande perda de peso em pouco tempo.

“Na dieta da sirtuína, especificamente, os alimentos são até interessantes e a proposta anti-inflamatórioa tem fundamento. Mas, me preocupa os efeitos psicológicos e sociais que causam na vida de quem as segue. E, mais ainda, há a possibilidade de um efeito rebote, já que a restrição pode gerar compulsão. Eu sempre acredito na reeducação alimentar com uma perda de peso gradativa para que o paciente consiga incorporar os novos hábitos na sua rotina a médio e longo prazo”, orienta.

Saiba mais:

A proposta da dieta Sirtfood é baseada numa restrição de mil calorias e, depois, de 1,5 mil, sem levar em consideração como é o estilo de vida da pessoa, o que faz de atividade física, como é o seu metabolismo e quais são seu peso e altura, por exemplo. É o mesmo caso do “Egg Day”, que tem sido muito comentado nas mídias sociais e realizado, até mesmo, por celebridades que garantem os resultados, na ingestão de ovo ao longo de todo dia.

“No caso do ‘Egg Day’ pode ser ainda mais perigoso, já que além de restrição calórica não é possível obter nas refeições nutrientes necessários e também há uma ingestão altíssima de colesterol. O ideal são dietas que de fato tenham relação com a rotina e hábitos alimentares da pessoa, respeitando os fatores regionais e culturais para que seja algo prazeroso e de manutenção viável a longo prazo”, comenta Fernanda Pignaton.

A nutricionista Fernanda Pignaton diz que a reeducação alimentar é a melhor solução para emagrecer. – Foto: Divulgação

Caso a pessoa decida por intervenções mais radicais para perda de peso rápida com objetivos como, por exemplo o carnaval, a nutricionista orienta que deve ser feito um acompanhamento com supervisão profissional para que haja uma orientação correta sobre como proceder e para que, depois desse primeiro momento, essa estratégia de uma alimentação mais restritiva possa ser reavaliada e, desta forma, ser retomada a rotina e seguir para a reeducação alimentar, frisa a nutricionista.

Leia Também: