26.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Dicas para você escolher a melhor escola do seu filho

Como escolher a primeira escola do seu filho? Confira dez dicas para definir a melhor instituição para os pequenos

Por Paula Bourguignon

O início da trajetória escolar das crianças é um momento importante para toda a família.

- Continua após a publicidade -

A escolha da escola certa impulsiona o desenvolvimento cognitivo, social e motor dos pequenos.

O ambiente escolar irá influenciar diretamente na formação da criança, considerando desde a estrutura da escola até os seus valores que são ensinados pela equipe da instituição.

Confira abaixo algumas dicas que vão contribuir para essa decisão que é fundamental para a vida e formação dos filhos até os cinco anos de idade.

A coordenadora da Educação Infantil do Primeiro Mundo Unidade Vitória, Lecticia Farias, reforça que a escolha da primeira escola influencia na formação da personalidade da criança e trajetória formativa.

É preciso avaliar não apenas os valores financeiros da escola, mas também outros fatores, como por exemplo a distância da escola e da residência, trânsito e metodologia que fazem decidir na hora dos pais decidirem.

“A Educação Infantil impulsiona o convívio social da criança além do núcleo familiar, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras”, complementa.

Confira dicas para escolher a melhor escola do seu filho

Ambiente certo para crescer: Um ambiente adequado para o crescimento do seu filho ou de sua filha é fundamental. As crianças precisam de espaço para pular, correr e se divertir. Observe o que a estrutura da escola oferece e como isso é trabalhado na rotina. Também, olhe com atenção como é o relacionamento dos professores e colaboradores com as crianças, a forma como falam e a linguagem utilizada. Além disso, pergunte aos pais e mães dos alunos já matriculados como é a relação deles com a escola.

Segurança: O cuidado com a segurança dos pequenos também é ponto que deve ser levado em conta. A presença de câmeras, assim como o controle de entrada e saída de pessoas são importantes. Verifique a existência de extintores, observe saídas de emergência e pergunte se a escola possui plano de evacuação em caso de incêndio.

Projeto pedagógico: Os responsáveis precisam levar em consideração o que avaliam como fundamental para a formação de seus filhos. Por isso, entender a filosofia da instituição de ensino ajudará você a escolher uma escola que seja mais compatível com os seus ideais. Converse com o orientador pedagógico e se informe sobre o projeto e proposta pedagógica, bem como sobre o corpo docente. Vale ainda perguntar dos conteúdos ensinados e como o processo de aprendizado é estimulado.

Rotina: Tire suas dúvidas sobre os horários, a facilidade com que a escola permite acesso aos responsáveis, turnos disponíveis e possibilidade de flexibilizações, se for o caso.

De olho na rotina e documentação: Confira ainda se a escola tem a autorização de funcionamento (o documento é expedido pela Secretaria Estadual de Educação), alvará de funcionamento do corpo de bombeiros e alvará sanitário (que deve estar sempre afixado em um lugar visível).

Ensino de novos idiomas é diferencial: Não existe uma idade certa para aprender idiomas, mas quanto mais cedo esse processo for iniciado, melhor. Os pequenos têm muita facilidade para assimilar diferentes línguas. Buscar escolas com educação bilíngue ou até quadrilingue enriquece o percurso formativo das crianças e facilita a inserção em outras culturas e no mundo do trabalho.

Vá pessoalmente: Se programe para visitar as escolas que pretende avaliar. O contato direto é sempre o melhor o caminho nesses casos.

Lista de prioridades: Localização, valores e referência da instituição também são pontos definidores na escolha. Fazer uma lista de prioridades pode ajudar nessa decisão.

Reação da criança deve ser levada em conta: Para aumentar as chances de acerto na escolha, também é importante levar a criança à escola antes da definição final. Observe como seu pequeno reage e se ambienta no local.

Os primeiros dias: Cada criança possui uma personalidade. Procure saber como é feito o acompanhamento no período de adaptação. Principalmente nas primeiras semanas, observe o comportamento da criança quando ela chega e sai da instituição, isso pode revelar como ela é tratada.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA