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sábado, 27 abril, 2024

05 dicas para ampliar as vendas no final de ano

A criação de combos/kits e produtos exclusivos estão entre as dicas para as vendas no final de ano

Por Amanda Amaral 

Os empreendedores que pretendente esquentar as vendas no final de ano, aproveitando o Natal, comemorado domingo (05), e Ano Novo, no dia 31 de dezembro, devem ficar atentos a 05 dicas para se diferenciarem no mercado.

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As orientações são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). “O Natal é o período mais aguardado do ano por muitos consumidores e comerciantes, sendo a principal data comemorativa em nosso país. E a tradição de presentear os familiares e amigos promove uma oportunidade a mais para quem trabalha no comércio e com serviços, tanto com loja física quanto em vendas online”, avalia a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

Presentes especiais

E uma forma de conseguir chamar a atenção dos clientes, de forma simples e objetiva, e ainda oferecer uma experiência diferente, é dar a chance de o consumidor montar o próprio presente. Sabendo do aumento de pessoas procurando por presentes especiais no fim de ano, o empresário Fernando Rigo Buffon já começou a planejar as vendas para o Natal.

A Barcaça Chocolates, empresa de Linhares, vai oferecer ao consumidor a oportunidade de montar um kit especial de Natal. Com caixas exclusivas, o cliente terá a liberdade de escolher quais sabores de chocolates vai querer presentear. “Será uma caixa especial para as festividades, recheada de chocolates sortidos da empresa, e com todas as opções: ao leite, sem leite, com avelã, castanha de caju, nozes e leite de coco”, explica Buffon.

Ele e a esposa Rayssa, ao lado do pequeno Pedro, filho do casal, estão ansiosos para começar a montar os kits de Natal. “A nossa família mexe com cacau há muitos anos, desde o meu avô, pai do meu pai. Nós somos uma empresa familiar, apaixonados pela agricultura do cacau”, conta o empresário.

Ampliação do alcance

E não dá para esquecer das redes sociais. O Natal é uma ótima oportunidade de multiplicar o alcance da empresa e atingir novos clientes, e com a ajuda das redes sociais essa experiência tende a ser ainda maior. Por isso é fundamental atualizar as páginas da empresa com o tema do Natal, oferecer os produtos específicos para a data nas redes e caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos para os clientes.

A Barcaça Chocolates sabe disso e mantém a página atualizada no Instagram, além de oferecer a possibilidade de compra de seus produtos em diferentes regiões do Espírito Santo, além de Belo Horizonte (MG) e da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, incluindo atendimento online.

Quem também está atenta às vendas online é a empresária Jhenyfer Dias Monteiro. Mesmo depois de ter inaugurada a primeira loja física da Jheny Donuts, em Laranjeiras, na Serra, a empreendedora segue comercializando seus produtos pela internet.

Diferencial 

Por sinal, Jhenyfer já está preparada para as vendas de fim de ano. E promete trazer novidade para atender aos clientes. “Haverá produção de donuts natalinos, temáticos, e com decoração especial, sem esquecer dos biscoitinhos e das cores da festa”, conta a empresária.

E ela ainda promete agradar aos clientes, trazendo essas novidades principalmente para os sabores mais procurados: brigadeiro e ganache. “E também vamos oferecer uma embalagem especial, para que esses presentes ganhem relevância e cheguem com mais carinho para quem recebê-los”, afirma. Segundo a empresária, o cliente ainda terá a opção de incluir um cartão de natal, deixando a experiência ainda mais pessoal e especial.

Relacionamento 

Toda essa dedicação a mais para atrair os clientes e oferecer a eles produtos mais caprichados, embalados como presentes, reforça a importância de mais duas dicas cruciais para melhorar as vendas durante o Natal: tanto para manter a qualidade no atendimento, quanto para aprimorar a relação com o cliente no pós-venda.

ampliar as vendas no natal
Jhenyfer Dias Monteiro está preparada para as vendas no final de ano. Foto: Divulgação/Sebrae-ES

“Um cliente que se sinta prestigiado e acolhido vai querer voltar e comprar mais. Esse carinho extra torna a experiência mais agradável. E não é só investir num atendimento humanizado, é também garantir que essa experiência se estenda para o pós-venda”, reforça a gerente Adriana Rocha.

Ao investir no atendimento de qualidade, oferecendo aos clientes uma solução para eles retornarem como foi essa compra e, também, a entrega dos presentes, o empreendedor permite que essa relação com o consumidor fique ainda mais próxima e fidedigna. 

“É a chance de cadastrar o cliente e estender essa relação. E serve tanto para oferecer novos produtos mais à frente, quanto para pedir um retorno desse consumidor. Saber como foi essa experiência ajuda a tornar a empresa ainda mais forte e preparada”, pontua Rocha.

Aprendizado

O Sebrae/ES disponibiliza alguns cursos que podem contribuir para que o empreendedor possa aproveitar ao máximo esse período de final de ano. Há capacitações que podem contribuir com as vendas para o Natal, é o caso do “Técnicas de Vendas”, por exemplo; além do “Atendimento ao cliente: como satisfazer e encantar seus clientes” e o de “Estratégias de Marketing Digital”.

Todas elas estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae/ES, com opções de cursos gratuitos e pagos, tanto online quanto presencial, e em diferentes municípios capixabas. 

Confira as 5 dicas que podem ampliar as vendas no final de 2022:

1) Combos e Kits – Dê a chance de o consumidor montar o próprio presente com kits em que ele escolhe os produtos.

2) Vendas Online – Invista nas redes sociais e aumente as chances de multiplicar o alcance de sua empresa atingindo novos clientes, inclusive, de outros municípios e estados brasileiros.

3) Exclusividade – Produtos temáticos com decoração especial chamam atenção dos consumidores. Outro exemplo são embalagens especiais, opção de cartão de natal, sabores diferenciados, etc.

4) Atendimento e pós-venda – Garanta que a experiência de seus clientes se estenda para o pós-venda. É a chance de cadastrar o cliente, saber sua opinião sobre a experiência e de estender a relação com a oferta no futuro de novos produtos/serviços.

5) Cursos – Alguns cursos podem contribuir para que o empreendedor aproveite ao máximo o período de final de ano. Há capacitações disponíveis na Loja Virtual do Sebrae/ES.

Fonte: Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

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