24.5 C
Vitória
quinta-feira, 27 DE março DE 2025

Confiança do industrial capixaba cai em novembro

O indicador apresentou falta de confiança do industrial capixaba na situação atual e pessimismo para os próximos seis meses

Por Amanda Amaral

A confiança do industrial capixaba diminuiu entre novembro e dezembro de 2022. O indicador apresentou variação de -3,6% e atingiu 49,4 pontos, ou seja, ficou abaixo da linha de 50 pontos.

As informações do Índice de Confiança do Empresário Industrial Capixaba (ICEI) foram divulgadas pela Federação das Indústria do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Observatório da Imprensa.

O indicador varia de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário e quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é essa desconfiança em relação aos negócios e a economia, segundo a Confederação Nacional da Industria (CNI).

Componentes do ICEI

industrial capixaba
O Observatório da Indústria funciona no prédio sede da Findes, em Vitória. Foto: Jhonatan Blendon

O ICEI é formado por dois componentes: o Índice de Condições Atuais, que mede a percepção dos empresários no momento para economia brasileira e empresa em relação aos últimos seis meses; e o Índice de Expectativas, que mensura as expectativas do industrial para os próximos seis meses.

A queda do índice de confiança decorre do comportamento de seus componentes, segundo análise da Findes. “De novembro para dezembro de 2022, todos os indicadores caíram”, ressalta a publicação da entidade. No Espírito Santo, ambos os índices ficaram abaixo dos 50 pontos. Condições Atuais passou de 5,3 pontos para 48,7 pontos em dezembro, e Expectativas caiu 2,8 pontos e registrou 49,7 pontos.

Situação no Brasil

Para o Brasil, o ICEI recuou pela terceira vez seguida em dezembro de 2022, passando de 51,7 para 50,8 pontos. O dado está abaixo da média histórica, de 54,3 pontos, o que é explicado pelos componentes do indicador.

O Índice de Condições Atuais recuou de 53,2 pontos para 50,3 pontos. “O empresário deixou de ver melhora nas condições atuais de uma forma geral na comparação com os seis meses anteriores”, explica a publicação da CNI. Já o Índice de Expectativas manteve-se estável em 51 pontos, com otimismo moderado de uma forma geral.

Com informações da Findes e da CNI. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA