28 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Cinco dicas para conquistar uma vaga de emprego em 2020

Leia Também

Brasil tem 13.717 casos confirmados de coronavírus e 667 mortes

No total, foram 1.661 novos casos notificados de coronavírus nas últimas 24 horas. As mortes provocadas pelo novo coronavírus chegaram a 667.

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

Mais de 10 milhões benefícios emergenciais cadastrados em seis horas

A expectativa é terminar o dia com 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores cadastrados que começarão a receber o auxílio no dia 14.

Ampliação de auxílio emergencial será votada até quarta (08), diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa deve votar até a quarta-feira (08), a ampliação do auxílio emergencial.

Sempre que estamos à espera da chegada de um novo ano refletimos e analisamos as possibilidades que o futuro nos reserva

Embora ainda estejamos em uma situação econômica extremamente delicada, a chegada de 2020 renova as esperanças.

Mesmo que lenta e gradual, as perspectivas são de melhoras. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro semestre deste ano, foram gerados mais de 408 mil empregos com carteira assinada. A expectativa é que em 2020, esses números continuem crescendo.

Quem deseja encontrar um trabalho no ano que se aproxima, precisa manter o foco nesse objetivo. Por isso, listei cinco dicas para quem está desempregado e deseja conquistar uma vaga em 2020:

Sei que um momento de desemprego é sempre delicado, mas não perca as esperanças e não deixe sua energia cair.

Saia da zona de conforto

Muitos profissionais desempregados costumam procurar emprego sempre na mesma área e até no mesmo segmento em que estavam empregados anteriormente. Contudo, o mercado vem se transformando fortemente, o que demanda a busca por novos horizontes e possibilidades diferentes. É importante sair da zona de conforto e se abrir para o novo. Procure por áreas correlatas à sua, onde suas capacidades técnicas e comportamentais possam ser úteis. Além de aumentar significativamente suas chances de se recolocar, você demonstrará que é um profissional resiliente e adaptativo. O mercado valoriza profissionais que apresentem diferentes habilidades, que conhecem várias áreas e acumulam conhecimentos diferentes dos tradicionais. Esse pode ser um ponto a seu favor.

Fique de olho nas novas tecnologias

A adaptação continua em relevância aqui. Em um mundo de constantes transformações digitais, quem mais se adapta a diferentes situações, que otimiza mais recursos e continuamente refrigera a empresa com novas ideias, é quem acaba se tornando mais valioso para as organizações. Mantenha-se sempre antenado. Acompanhe as inovações da sua área de atuação, mas não se restrinja a ela, amplie seus horizontes, olhe para o mercado em geral. Quem nutre um instinto curioso e tem familiaridade com as inovações tecnológicas, acaba tendo muito mais chances de se recolocar no mercado. Você precisa adotar a tecnologia como sua aliada.

Aqueça seu networking

Tenha em mente que aquecer sua rede de contatos com frequência sempre te fará estar antenado às melhores oportunidades do mercado. Use suas mídias sociais para isso. Mantenha seu LinkedIn sempre ativo, postando conteúdos relevantes para a sua rede, compartilhe e escreva artigos interessantes, participe e poste fotos em eventos relevantes para seu setor e contribua ativamente. Compartilhe suas ideias e histórias de profissão. Siga os influenciadores mais importantes da sua área, mantenha contato com ex-colegas de trabalho, de estudo e agende cafés com recrutadores da sua área de atuação. Não tenha medo de conectar-se com desconhecidos. Se há interesses em comum, trocas de informações serão sempre bem-vindas.

Se você chegar para uma entrevista de emprego se lamentando da situação, muito provavelmente não irá encantar o recrutador.

Invista em idiomas

Conhecimento nunca é demais, e quando se fala de um idioma novo no currículo, isso sempre será um diferencial. Para as grandes empresas, ele é quase sempre indispensável. Portanto, não perca boas oportunidades por conta do inglês. Se já tem o inglês fluente, procure outro idioma para continuar estudando. Busque por novos conhecimentos e descobertas. Reinvente-se e agregue valor a si mesmo como profissional. Não dê desculpas para não estudar. Se o problema for dinheiro, lembre-se que já existem milhares de plataformas gratuitas disponíveis para novos aprendizados não só em idiomas, mas em várias áreas.

Mantenha-se positivo

Por fim, sei que um momento de desemprego é sempre delicado, mas não perca as esperanças e não deixe sua energia cair. Não existe nada pior que um candidato pessimista ou sem esperanças. O que as empresas buscam é energia, garra e força de vontade. Se você chegar para uma entrevista de emprego se lamentando da situação, muito provavelmente não irá encantar o recrutador. Quem está em busca de uma recolocação precisa ser o primeiro a acreditar em si mesmo! Continue estudando, se atualizando, criando relacionamentos e se reinventando sempre. É se colocando em movimento que vai fazer com que as oportunidades surjam, independentemente da melhora do mercado ou não. Faça a sua parte que tenho certeza que novas oportunidades surgirão!

*Marcelo Olivieri é bacharel em psicologia e possui MBA em Gestão Estratégica. Com mais de 10 anos de experiência no recrutamento especializado nas áreas de marketing e vendas, é headhunter diretor da Trend Recruitment.

Leia também
Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

IRPF: liberada consulta a lote residual de restituição

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda para Pessoa Física (IPRF) referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade