24.9 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Dia Nacional do Ciclista: conheça histórias de quem ama pedalar

Seja no asfalto, nas trilhas, com sol ou chuva, no Dia Nacional do Ciclista, dia 19 de agosto para quem gosta de pedalar não tem lugar ou tempo para largar a bicicleta

Por Paula Bourguignon

Muitos capixabas estão aderindo cada dia mais ao uso de bike para ir ao trabalho, por conta da praticidade, saúde e da economia financeira.

- Continua após a publicidade -

Além disso, os benefícios da bicicleta são: emagrece, aumenta o fôlego, reduz o colesterol, controla a pressão arterial e ajuda a prevenir e controlar o diabetes.

O grupo de ciclistas Pedal Big Field é composto por 18 participantes efetivos e muitos convidados. Existe há 15 anos.  Um dos fundadores é Paulo Sergio Zucoloto. Eles pedalam juntos em média três vezes por semana à noite:

“Saímos toda segunda, quarta e sexta à noite de Campo Grande e vamos fazer vários percursos nas estradas de chão da Grande Vitória, principalmente no Interior de Vila Velha, Cariacica ou Viana. Para começar, conta-se com bons equipamentos de segurança e uma boa bicicleta, com um investimento financeiro em média de uns 4 a 5 mil reais. Pois, temos que ter bons equipamentos bons como capacete, luva, sapatilha própria, lanterna, pisca alerta e materiais de emergenciais”.

Paulo é só elogios ao grupo: “Acredito que o nosso grupo é mais uma irmandade, pura Parceria. A maioria na faixa etária dos 40 a 50 anos, apesar da tensão do dia a dia de trabalho estressados nos encontramos para pedalar e acalmar. Quando saímos para o Pedal nos sentimos “Garotos” e isso é muito gratificante”, pondera o professor de Geografia da Rede Privada de Ensino.

Trilhas

O personal trainer Rafael Muniz, 39 anos, é uma dessas pessoas que não abrem mão da bike. Ele vai todos os dias de bicicleta para o trabalho. Pensa que cansa? Nos finais de semana, ele aproveita para fazer distanciais ainda maiores, seja de 80 a 100 quilômetros:

“Sou um verdadeiro apaixonado por bicicleta. Há sete anos só vou para o trabalho com a minha bicicleta. Tanto é que resolvi investir em uma melhor e mais potente para continuar a pedalar nos finais de semana. Amo dar a volta da Ilha de Vitória, subir a Fonte Grande ou mesmo fazer trilhas. O meio ambiente, meu bolso e minha qualidade de vida só agradecem”, sorriu Rafael.

Dia Nacional do Ciclista: conheça histórias de quem ama pedalar
O personal trainer Rafael Muniz, 39 anos, é uma dessas pessoas que não abrem mão da bike. Foto: Arquivo pessoal.

Atividade física

Após uma lesão no futebol, Gustavo Falquetto Meira, 41 anos, designer gráfico, aderiu à bicicleta como prática de atividade física:

“Eu gostava muito de jogar futebol, mas após uma lesão no joelho tive que dar uma parada. Tem uns três anos que vou quatro vezes por semana com a magrela para o trabalho. Gosto muito principalmente para não ficar sem fazer atividade física. Como minha rotina de trabalho são 12 horas por dia, isso me dá mais disposição ao longo do dia e me sinto mais leve”, disse Gustavo.

Malha cicloviária

A malha cicloviária de Vitória é composta por 70,71 quilômetros de extensão e conta com ciclovias e ciclofaixas, além das calçadas compartilhadas. O Plano Vitória inclui a construção de 15km de novas ciclovias e melhorias das existentes, que formarão um anel cicloviário na Capital.

Em julho, a Prefeitura de Vitória iniciou as obras de reurbanização e implantação do trecho da Praia do Canto da ciclovia da Avenida Rio Branco.

Entre novas intervenções, estão a complementação e melhorias da ciclovia no trecho que se estende do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), próximo ao marco zero da BR 262, no bairro Mário Cypreste, até a Praça dos Namorados, no bairro Praia do Canto, região que abriga parques e quadras de esportes ao ar livre, com quase nove quilômetros.

A intervenção cruzará importantes avenidas, entre elas Nossa Senhora dos Navegantes, Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-mar) e Getúlio Vargas, corredores viários de alto fluxo de veículos. A Orla Noroeste também será contemplada com ciclovia.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA