Os dados mostram que pelo menos 63% dos consumidores deverão comprar pelo menos um item para presentear seus pais nesta data
A reabertura das lojas físicas e o retorno da rotina fora de casa sem nenhuma restrição devem incrementar as compras para o Dia dos Pais. A expectativa dos lojistas é movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio nacional, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.
Os dados mostram que pelo menos 63% dos consumidores – ou aproximadamente 101,8 milhões de pessoas – deverão comprar pelo menos um item para presentear seus pais nesta data.
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A pesquisa também revelou que 34% dos entrevistados pretendem gastar o mesmo valor que em 2021. Já 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. Entre os produtos preferidos estão as roupas (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%).
Em relação aos canais disponíveis para compras, oito em cada dez entrevistados (66%) pretendem comprar em lojas físicas, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). No entanto, 34% dos consumidores entrevistados devem comprar a maior parte dos presentes pela internet, sendo 70% em sites e 30% em aplicativos.
O estudo mostra ainda que grande parte dos consumidores utilize o pagamento à vista (68%) ou parcelado através do cartão de crédito (32%). O cartão de benefício consignado Credcesta, oferecido aos servidores públicos, por exemplo, espera um aumento de 15% em relação ao uso do cartão.
“As compras via cartão podem ser uma alternativa para aqueles que pretendem estender o prazo de pagamento ou pensam em comprar um produto mais caro e parcelar o valor”, afirma Fernando Mascarenhas, diretor comercial do Banco Master.
Com informações de Agência Brasil