Ilusionista profissional, Marcelo Labarrere conversou com o ES Brasil sobre a arte de criar ilusões para pessoas de todas as idades
Por Mariah Friedrich
Impressionar o público com técnicas ilusionistas é uma arte milenar meticulosamente trabalhada para encantar e surpreender. No dia 31 de janeiro, o mundo celebra o Dia da Mágica, uma data dedicada à Dom Bosco, santo do dia e padroeiro dos mágicos. Para saber mais sobre esse universo que desafia a lógica e desperta a imaginação, a ES Brasil conversou com o mágico Marcelo Labarrere Vieira.
Há 15 anos trabalhando como artista mágico profissional, ele destaca a satisfação de apresentar um espetáculo e se surpreender com a diversidade de reações do público.
“É sempre muito bacana, toda apresentação tem algum ponto, alguma pessoa com uma risada diferente ou que você percebe que está ali vendo pela primeira vez pessoalmente. Às vezes a gente até emociona no final de um show ”, comentou Marcelo, que também é diretor da Academia Mineira de Ilusionistas.
Mesmo com a internet que facilitou a exposição dos truques, a arte continua a despertar a curiosidade e alcançar novos públicos. Segundo Marcelo, o segredo está na habilidade do artista conduzir a atenção dos espectadores. “O truque de mágica na velocidade e em como a gente desvia a atenção, chama para uma mão enquanto o truque está sendo preparado na outra”, explica o ilusionista.
Ele também reforçou da importância da comunidade de mágicos para se manter em constante evolução, compartilhando experiências, recebendo novos treinamentos e se atualizando sobre as novidades no mundo do ilusionismo.
O principal desafio ainda é ser reconhecido como profissional e não apenas como um hobby ou entretenimento casual:
“A principal dificuldade quando eu saí da carreira do CLT para assumir a mágica como profissão foi as pessoas não entenderem como trabalho. Eu sou mágico, mas muitos pensam que a mágica é só brincadeira. Até dentro da família, às vezes não acreditam que pode ser uma fonte de renda. Hoje eu vivo de ilusionismo, trabalho dando palestras para o mercado corporativo, usando a mágicas também. Então é preciso acreditar no próprio potencial, batalhar e ter estratégia para alcançar o sucesso”, relata o artista.