29.9 C
Vitória
segunda-feira, 16 maio, 2022

Dia da Engenharia: o que vem revolucionando o mercado

engenharia
A Engenharia move o mundo. - Foto: Reprodução

Sem a Engenharia muitas coisas no mundo não seriam possíveis. E é possível perceber que ela é mutável e está em constante evolução, já que a cada ano, novas contribuições chegam para formular a forma que o trabalho é feito

A Engenharia move o mundo. Sinônimo de desenvolvimento, é um serviço indispensável para a ampliação da infraestrutura de um determinado lugar e na resolução de diversos problemas de caráter econômico e social. Dado a importância, 10 de abril foi a data escolhida no Brasil para comemorar a relevância dessa área para a sociedade.

E em se tratando de Engenharia, é possível perceber que ela é mutável e está em constante evolução, já que a cada ano, novas contribuições chegam para formular a forma que o trabalho é feito.

Para o diretor técnico de Engenharia da empresa capixaba Soma Urbanismo, Dario Cezar, as principais tendências da área vão de encontro a incorporação de tecnologia em processos e serviços para torná-los cada vez mais efetivos e eficazes. “Isso reduz custos, melhora o produto entregue e traz mais sustentabilidade, com menos desperdícios de materiais e até diminuição de poluição do ar”, explica.

Entre os avanços na Engenharia Civil, de acordo com Dario, se destaca a transição de prancheta para desenhos assistidos por computador (CAD) e agora, mais recentemente para o BIM (Building Information Model ou Modelagem da Informação da Construção, em português).

O BIM é uma ferramenta de gestão, em que todas as informações de projeto, independente da complexidade, estão compatibilizadas entre si e são apresentadas ao usuário de maneira simples e de fácil entendimento. “Quando utilizada da maneira correta, O BIM se torna útil durante todo o ciclo de vida do produto: da sua concepção, planejamento, execução até a fase final de manutenção”, ressalta Dario.

Como exemplos de tecnologias que já estão sendo utilizadas e incorporadas na obtenção de informações em todo o mundo, estão o uso de drones para levantamentos e acompanhamento de obras, visualizadores 3D e sistemas de gestão de obras integrados.

Inovações na Soma Urbanismo

A Soma Urbanismo vem saindo na frente em inovações de várias frentes no ramo da Engenharia.

Uma delas é na sustentabilidade, com a implementação de sistema de drenagem de águas de chuva que visa reduzir os riscos de enchentes e reabastecer o lençol freático. “Sistemas deste tipo são utilizados ao redor do mundo, mas a utilização deles no Brasil ainda é extremamente limitada, devido à natureza tradicional da nossa Engenharia”, diz Dario.

Há também o uso de drones para levantamentos planialtimétricos e acompanhamentos das obras, sendo que as fotos podem ser vistas pelos clientes no site da empresa, dentro de cada empreendimento. Além disso, a loteadora está realizando um trabalho contínuo de implementação do conceito BIM em seus projetos. 

O futuro da Engenharia

No geral, o futuro aguarda uma Engenharia cada vez mais autossuficiente, sustentável e robusta. É o que acredita Dario Cesar.

“A Engenharia terá que ser muito mais orgânica com profissionais com alta capacidade de aprendizado e dispostos a se reinventarem em cenários diferentes e em um mesmo tempo”, conclui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade