19 C
Vitória
domingo, 9 agosto, 2020

Desafios da gestão de RH em empresas familiares

Mais Artigos

A reforma tributária no Congresso Nacional

A reforma tributária é dos temas mais complexos a ser abordado pelos parlamentares

Dividendos “isentos” são taxados em 34%

No Brasil, com mais de 60 tributos federais, estaduais e municipais, uma empresa gasta, em média, 62,5 dias ou 1.501 horas ao ano para pagar impostos

Iluminação pública: Vila Velha saiu na frente!

Com essa conquista Vila Velha torna-se o primeiro município do Estado a ingressar num seleto grupo de cidades brasileiras que já viram ser este o melhor caminho para uma modernização estrutural

LAVA JATO: correção de rumos ou ataque frontal?

O tabuleiro da política nacional incorporou no jogo os resultados da Operação Lava Jato, isso é inegável

O processo de transformação digital, percorrido pelas empresas dentro e fora do Brasil, reflete no comportamento das pessoas e no dia a dia das empresas. Neste cenário, as organizações precisam adaptar o seu modelo de negócios e, mais do que isso, repensar a forma de fazer a gestão de pessoas. Nas empresas familiares, essa mudança tem impactos ainda mais fortes, diretamente sobre as suas principais lideranças, formadas por parentes do fundador e/ou presidente.

O ingresso dos filhos nas companhias, com um conhecimento de vida e de mercado totalmente diferente da direção atual, é outro fator que gera um impasse na convivência de diferentes gerações, movimento ainda mais complexo por se tratar da alta diretoria da empresa. Para se ter uma ideia, cerca de 95% das organizações da nossa região, com centro de decisão local, possuem um modelo de gestão familiar e passarão por mudanças que irão atingir tanto o corpo diretivo quanto os colaboradores. Está claro para todos os gestores que há um processo de mudança em curso nas relações de trabalho entre empresas e profissionais. Contudo, há muitas dúvidas sobre quais são essas movimentações e como as empresas devem lidar com os novos desafios.

A eliminação de praticamente todas as barreiras entre a vida pessoal e profissional e a junção de pessoas de diferentes idades em um mesmo ambiente exige jogo de cintura de todos os envolvidos. As novas gerações, por exemplo, precisam aprender a lidar com relações que vão além da competência, sendo, muitas vezes, baseadas em confiança. Já os dirigentes mais antigos precisam entender que ações que funcionavam há 20 anos podem não ser mais tão efetivas.

Diretamente envolvidos com todas essas mudanças nas estruturas das empresas, os profissionais de RH precisam ter um pensamento inovador para desafiar as práticas atuais de gestão e aplicar novos modelos de seleção, avaliação, desenvolvimento de pessoas e compartilhamento de conhecimento. A adoção de ferramentas de gerenciamento por meio de resultados e reconhecimento baseado em meritocracia darão maior equilíbrio à essa balança.

Os novos modelos de gestão de recursos humanos incluem também um plano de carreira estruturado, definição de cargos e salários claras e compatíveis com o mercado, além de remuneração variável. Alinhar as expectativas dos profissionais e das organizações contribuirá para a retenção dos melhores profissionais, ajudando, assim, as empresas a ser manterem competitivas no mercado em que atuam.

Outro fator que desperta cuidado por parte das organizações é o aumento da formalização dos negócios devido às novas regulamentações, como o eSocial. Um facilitador desse processo é a tecnologia, que integra as informações de forma automatizada, garantindo a assertividade dos dados e o cumprimento das legislações. A automatização, juntamente com a mobilidade, simplifica o dia a dia das organizações ao conferir precisão às informações e liberdade aos gestores, que agora podem verificar o andamento das atividades sem precisar estar no escritório.

Buscar uma adaptação das organizações a esse novo cenário é tarefa fundamental para as áreas de Recursos Humanos. O apoio de uma consultoria especializada com conhecimento sobre as melhores práticas de mercado pode impulsionar ainda mais os resultados dessa transformação. Porém, independentemente de ser realizado internamente ou com apoio externo, a urgência dessas mudanças é enorme, pois delas depende a competividade das organizações, a boa convivência entre os profissionais e a retenção dos melhores talentos.

Por Felipe Mello, diretor da TOTVS Consulting

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Balança comercial tem superávit de US$ 8,060 bilhões em julho

O resultado de julho foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, quando foi positivo em US$ 2,391 bilhões

Educação é a maior despesa dos municípios capixabas

Levantamento da 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, publicado em julho de 2020, traz um apanhado detalhado da gestão...

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Vida Capixaba

Mostra on-line de arte e cultura em Vitória

A distância dos palcos não impediu que os alunos dos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) se apresentassem ao público em 2020. Durante...

Dia internacional da cerveja: mulheres ganham cada vez mais espaço

Apesar de ainda sofrerem preconceito, mulheres estão cada vez mais conquistando espaço no meio cervejeiro. A data é comemorada sempre na primeira sexta-feira de agosto,...

Curso gratuito de gestão

Empresa de tecnologia lançou o treinamento para formação de gestores com foco ERP devido a carência de bons gestores com capacidade para desenvolver o...

Espaço Baleia Jubarte reaberto

O Projeto Baleia Jubarte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com o Projeto TAMAR, prepararam um protocolo de segurança específico para o Espaço Baleia Jubarte e Centro de Visitantes