27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Deputado propõe criação de novas rotas turísticas aos capixabas

Espírito Santo vem em ascensão no turismo ocupando a décima posição nacional

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo ocupa a décima posição nacional no segmento do turismo, segundo o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O Boletim do Turismo, mostra que no primeiro trimestre de 2023, o volume de atividades turísticas no estado cresceu 4,9%. Em consonância com esse crescimento, o deputado estadual Mazinho dos Anjos, propôs na Assembleia Legislativa (Ales) a criação de cinco novas rotas turísticas. 

- Continua após a publicidade -

A ideia é reconhecer oficialmente as rotas do Casario, Caminho dos Tropeiros, Caminho dos Imigrantes, do Verde e das Águas, e do Carmo. E o objetivo é fortalecer e aquecer economicamente as regiões contempladas. Caso seja aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo governador, os destinos entrarão no mapa de turismo do Estado, beneficiando o desenvolvimento ainda mais da região. 

Espírito Santo vem em ascensão no turismo ocupando a décima posição nacional
O deputado estadual Mazinho dos Anjos, propôs a criação de cinco novas rotas turísticas. Foto: JV Andrade/Ales

Mazinho afirma que “com a criação das novas rotas, o Estado estará valorizando a diversidade de recursos e dos serviços turísticos característicos das regiões”, justifica o deputado.

Veja os pontos atrativos de cada rota:

Rota do Casario (PL 409/2023)

A Rota do Casario, localizada em Muqui (BR-393 e a Rodovia ES-177), tem cerca de 200 casarões antigos construídos entre 1920 a 1930, que foram tombados pelo Estado devido à arquitetura peculiar da época. Os visitantes podem vivenciar a cultura da época se hospedando nas casas e aproveitar para conhecer a história local.

Tropeiros (PL 410/2023)

Em Ibatiba, com 12 km de extensão, situa-se o Caminho dos Tropeiros (BR-262 e a Rodovia ES-185) que passa por estradas antigas por onde os famosos tropeiros do século passado passavam. Com belas paisagens e a hospitalidade dos moradores é o que chama mais atenção dos turistas. 

Espírito Santo vem em ascensão no turismo ocupando a décima posição nacional
A Rota dos Tropeiros presenteia com belas paisagens os visitantes. Foto: Setur/ES

A rota possibilita aos turistas uma experiência com a culinária tropeira, como broa de melado, biscoito de polvilho e o tradicional feijão-tropeiro. Ainda é possível acompanhar o processo de produção de açúcar mascavo e rapadura, produtos típicos da região.

Caminho dos Imigrantes (PL 411/2023)

A rota proposta, localizada entre os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa (Rodovia ES-080), tem 30 km. O percurso conta com pousadas e muita história capixaba. O caminho relembra o caminho percorrido pelos camponeses imigrantes que vieram colonizar o Estado.

Rota do Verde e das Águas (PL 412/2023) 

A rota é composta pelos municípios de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. É um misto de praias, reservas ecológicas, manguezais e lagoas do litoral norte capixaba.

“Pelo itinerário é possível conhecer um pouco da história, da cultura dos municípios envolvidos, da hospitalidade e dos restaurantes de diversas especialidades. Além de contemplar um pouco da deslumbrante beleza natural estampada nas praias paradisíacas e no pedaço de Mata Atlântica, encontrados nessas regiões”, diz o deputado Mazinho dos Anjos.

Rota do Carmo (PL 413/2023)

Por fim, o trajeto fica em Domingos Martins (quilômetro 90 da BR-262), com 9 km de extensão. O agroturismo é ponto forte do passeio, com visita a plantações de morango sem agrotóxicos; degustação e venda de variados produtos locais, como mel, vinhos, fubá, doces, licores, geleias e sofisticadas massas caseiras; e restaurantes e hospedagens requintados.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA