A Defensoria Pública do Espírito Santo inaugurou nessa terça-feira (09), uma nova estrutura de atendimento criminal e núcleos especializados.
Por Munik Vieira
No local, além dos espaços para atendimento ao público, estão as salas do Projeto Defensoria 4.0, o atendimento a distância, da Escola da Defensoria e do Conselho Superior da Instituição.
A melhoria e ampliação do atendimento ao público é uma das ações previstas no Planejamento Estratégico 2019-2023, como explica o defensor público-geral, Gilmar Alves Batista: “Estamos investindo constantemente no aparelhamento institucional, equipando a Defensoria Pública para que ela possa prestar uma assistência jurídica cada vez melhor ao cidadão. Para auxiliar na ampliação do atendimento estamos utilizando tecnologia acessível, com o Projeto Defensoria 4.0”.
Atendimento a distância
Atualmente, a Defensoria 4.0 funciona por meio de dois canais: o WhatsApp das unidades de atendimento e a Central de Atendimento ao Cidadão. Por meio do WhatsApp, o cidadão faz contato com as unidades de atendimento da Defensoria Pública sobre demandas em andamento, abertura de novas demandas em todas as áreas do direito para os municípios fora da Grande Vitória.
Com a Central de Atendimento, as demandas estão direcionadas para o atendimento inicial de família, ou seja, um primeiro contato com a Defensoria Pública nesta área. O acesso ao serviço é feito via site da Defensoria Pública.
Somente em 2020, o Projeto Defensoria 4.0 beneficiou mais de 180 mil pessoas e, nos primeiros seis meses de 2021, mais de 199 mil pessoas receberam algum tipo de orientação jurídica por meio do serviço.