- Continua após a publicidade -

Da Vitória propõe fim da cobrança por mala de mão em voos

PL apresentado pelo deputado capixaba quer transformar em lei o direito à mala de mão gratuita, previsto em norma da Anac

Por Denise Miranda

O passageiro que for escolher viagem aérea deve ficar atento às novas tarifas que já estão valendo. As companhias como Gol e Latam passaram a oferecer bilhetes mais baratos sem incluir a mala de mão gratuita — apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila. Diante disso, o deputado Da Vitória (PP-ES) apresentou o Projeto de Lei 5041/2025, que proíbe a cobrança pela bagagem de cabine.

O deputado protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5041/2025, que proíbe a cobrança pela bagagem de mão em voos realizados no Brasil. A proposta pretende garantir, por lei, que cada passageiro possa embarcar com uma mala de cabine — conforme regras da Anac — sem custo adicional.

- Continua após a publicidade -

A iniciativa reforça o direito já previsto na Resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que permite o transporte gratuito de uma bagagem de mão de até 10 kg, além de um item pessoal como bolsa, mochila ou pasta. O texto do PL, no entanto, transforma essa garantia em obrigação legal, impedindo que companhias aéreas criem tarifas que excluam ou limitem esse direito.

“A cobrança pela mala de mão é uma prática abusiva, que impõe ao consumidor um custo extra injustificado”, afirmou o parlamentar. “Estamos lidando com um item essencial para qualquer viagem, já regulamentado pela Anac. Não podemos permitir que esse direito seja tratado como opcional.”

Da Vitória critica ainda o argumento utilizado pelas companhias aéreas quando, em 2017, passou a valer a cobrança para despacho de bagagens: a promessa de que os preços das passagens cairiam. “Isso nunca se concretizou. O consumidor continuou pagando caro e ainda perdeu direitos”, pontuou.

Conteúdo em Alta

Câmara aprova PEC do fim da 6×1 e...
Voo atrasado? Veja lista de direitos e como...
Empresas aéreas cortam voos com falta de combustível
Mulheres têm menos filhos e adiam maternidade no...
Neymar desabafa sobre pressão no Brasil
Anvisa manda recolher lote de coco ralado ‘Casa...
Deputados capixabas articulam reeleição para 2026
MPES reúne instituições para fortalecer rede de proteção
Fim da cobrança por mala de mão? Câmara...
Projeto cria canal nacional contra maus-tratos

Segundo ele, o PL visa evitar novos retrocessos. “Queremos garantir em lei aquilo que já existe em norma, evitando brechas que permitam a retirada unilateral de um direito básico do passageiro”, disse.

- Continua após a publicidade -

A proposta também proíbe a criação de categorias de tarifas que excluam o transporte da mala de mão gratuita. A cobrança só será permitida em casos de excesso de peso ou dimensão, conforme regulamentação vigente da Anac.

Para o deputado, além de uma questão econômica, o projeto é uma resposta política em defesa da previsibilidade e da transparência nas relações de consumo entre passageiros e empresas aéreas.

“O cidadão já paga caro pela passagem, pelas taxas de embarque e pelos impostos. Cobrar pela mala de mão é penalizar ainda mais quem depende do transporte aéreo. É uma medida simples, mas de grande impacto para os consumidores brasileiros”, concluiu.

Leia Mais

Escala 6×1: oposição reage à PEC; confira
Há 4 interessados em leilão do Galeão, diz...
Transporte aéreo cresce 34% em três anos no...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
Banestes 88 anos: equilíbrio entre inovação e humanização
Ministério recolhe lote de azeite impróprio para o...
União Progressista declara apoio a Ferraço e Casagrande
10 pontos para evitar processos trabalhistas na empresa
Câmara aprova regras para conselheiros tutelares
Carnaval 2026 impulsiona setor de transporte no ES

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -