27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Curva da Jurema: do café da manhã ao jantar

Além de uma bela praia, a região possui bares e restaurantes recheados de delícias que podem surpreender em todos os momentos do dia

Mar calmo, gelado, de tons claros. Assim podemos descrever a Curva da Jurema, uma das praias mais movimentadas de Vitória. A proteção da Ilha do Boi e do Frade deixa a região livre de ondas, dando condições perfeitas para a prática de stand up paddle e passeios de veleiro. É uma praia ideal para a família. E claro com um belo visual da capital dos capixabas.

Outro detalhe da região são quiosques. Alguns tradicionais, que há décadas impressionam o capixaba com o sabor, e outros recentes, que conquistam os clientes que detalhes surpreendentes.

- Continua após a publicidade -

Café da manhã no Cléricot

Café da manhã na praia, com vista deslumbrante e comida para lá de saborosa. Essa é a proposta para quem quer fazer a primeira refeição do dia no Cléricot Café. Inaugurado em 2021 o local serve brunch todos os dias de 7h as 17h.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Clericot Café (@clericotcafe)

Entre as sugestões para o café da manhã, estão: Toast Cler (Toast com pão de fermentação natural, com queijo brie e presunto de parma e mel trufado); Café Completo (Croissant recheado com queijo morbier, salada de frutas, ovos mexidos e bacon); Croissant (Folhado clássico, feito com farinha e manteiga francesa em um processo delicado de 48h até o momento de ser assado. Acompanha manteiga e geleia de frutas vermelhas) e Café Atleta (Omelete com queijo branco, acompanhado de salada verde e porção de uvas verdes)

Mas também há opções para almoço e saborosos drinques. Entre as opções Taça Cléricot Vert (Espumante, água com gás, licor de laranja e limão com uvas verdes e melão); Flammes Sparkling (Vodka, maracujá e groselha francesa, 400ml) e

Ceviche Clássico (Prato típico peruano feito com peixe branco muito fresco, cozido na acidez do limão, cebola roxa, coentro e especiarias).

O restaurante fica na Avenida José Miranda Machado, 345, no quiosque ao lado da Polícia Militar. O funcionamento é de domingo a terça, das 7h às 22h, e de quarta a sábado, de 7h à 0h.

Almoço no Kiosque do Alemão

Um dos mais tradicionais da região. O Alemão (Olinto Lauret), descendente de Holandeses e Alemães, foi um dos primeiros comerciantes na praia da Curva da Jurema no ano de 1978 aonde fazia suas vendas em uma Kombi. Com o passar dos anos o comércio cresceu e passou a ser feito em trailers, onde o carro-chefe das vendas era o Peroá frito e o torresmo com aipim.

Em 1996 em uma parceria entre a Vale e a prefeitura de vitória, a orla foi urbanizada e foram construídos os nove quiosques. Hoje o restaurante é comandado por familiares do já falecido fundador. O carro-chefe é o arroz de polvo, que pode ser saboreado em versões com o camarão pequeno, com camarão VM, com camarão VG e uma em dobro (com duas vezes mais de polvo e camarão).

O restaurante fica na Avenida José Miranda Machado, 14, Enseada do Suá, Vitória. O funcionamento é de terça a domingo, das 11h às 16h.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Kiosque do Alemão – Desde 1980 (@kiosquealemao)

Fim de tarde no Épico

O Beach Club localizado no meio da praia da Curva da Jurema tem o seguinte funcionamento: terça, quarta, quinta e domingo, de 10h as 18h; sexta, das 10h às 20h; e sábado, das 10h às 19h. O espaço é ideal para quem pretende curtir um dia de sol na praia, depois sentar num barzinho, tomar um bom drinque e ouvir música. De sexta a domingo tem DJ.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Épico Beach Bar – OFICIAL (@epicobeachbar)

Entre os petiscos que podem ser degustados estão: Tartar de Salmão (cubos de salmão marinado no limão Siciliano, mostarda Djon e torradas), Ceviche de Peixe Branco (cubos de peixe com vinagrete da casa, pimenta biquinho e torradas), Palitinho de Tapioca (fritos e bem acompanhados com geleia de morango com Pimenta) e Pastel de Queijo (seis unidades).

Já entre as opções de drinques estão: Tulum (Gin, suco de melancia, xarope de morango e espuma de maracujá), Bali (Gin, suco de tangerina, suco de limão, xarope de framboesa e manjericão), Moscow Mule (Vodka, suco de limão, xarope de gengibre e espuma de gengibre) e Caipiroska (Vodka, fruta e açúcar).

O Restaurante fica na Avenida José Miranda Machado, 345, Enseada do Suá, Vitória.

Jantar no El Gitano

Dos irmãos Fabrício Coradello e Frederico Salvador, sócios do Don Aguilar, em Vila Velha, o restaurante foi inaugurado no segundo semestre do ano passado e desde então têm recebido elogios, tanto pelo ambiente, quanto pela boa comida.

Para o jantar, o restaurante abre de terça-feira a quinta, das 11h30 às 23h; sexta e sábado, das 8h às 23h; e domingo, de 8h as 17h. Possui área interna e externa.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por El Gitano | Restaurante e Café (@elgitanorestaurante)

Entre os pratos disponíveis Canolo de Atum (Canolo de atum com castanha de caju e temperos orientais), Carpaccio com Crosta Negra (Carpaccio com crosta negra de especiarias, iogurte defumado, molho de alcaparras, croutons e parmesão – acompanha pães), Risoni no Caldo de Polvo (Risoni no caldo de polvo, polvo grelhado com manteiga defumada e quinoa frita) e Peixe do Dia Grelhado com Purê (Peixe do dia grelhado, purê de batata, farofa de bacon e azeitona preta).

As opções de bebidas também são um convite para conhecer ou voltar a casa. Entre elas: Cajuína (Vodka Smirnoff infusionada com puxuri, Aperol, cajuína, compota de caju e cordial de siciliano e ovo), Verano (Gin infusionado com casca de tangerina, cordial de siciliano e de ervas) e Vênus (Licor 43, Amaretto Dell Orso e espumante).

O restaurante fica na Avenida José Miranda Machado, Quiosque 7 e 8, Enseada do Suá, Vitória.

*Matéria publicada originalmente em 28 de setembro de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -