25.5 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Currículo pode ser grande diferencial no processo seletivo

Prepare um bom “cartão de visita” e conquiste a vaga sonhada.

Por Gustavo Costa

Um novo ano chegou, e com ele, uma nova jornada profissional pode estar se iniciando para muitos trabalhadores no mercado de trabalho. E para alcançar uma nova vaga, o primeiro passo é um belo cartão de visitas, ou nesse caso, um bom currículo.

- Continua após a publicidade -

Em tempos de empresas utilizando softwares de análise de currículos baseados em IA para fazer a primeira triagem dos candidatos, é preciso ter certos critérios em mente. De uma redação bem direta e clara, evitando designs complicados ou elementos gráficos que podem causar eliminação do processo.

Além disso, dividir seu currículo em seções definidas também pode dar pontos aos analisados junto aos recrutadores. E claro, evitar a “encheção de linguiça”: menos é mais.

De acordo com Valquiria Dadalto, gerente de operações do Centro de Integração Empresa Escola do Espírito Santo (CIEE-ES), a relevância do currículo bem elaborado em um cenário cada vez mais competitivo, desempenha um papel fundamental na diferenciação dos candidatos e na conquista de uma vaga desejada.

Segundo ela, o currículo não é apenas um resumo de experiências profissionais e qualificações. “É uma ferramenta de marketing pessoal e deve ter um formato claro e conciso, que consiga transmitir de forma eficaz as habilidades do candidato, com informações precisas e atualizadas. Não pode faltar dados como informações de contato e habilidades relevantes para a vaga em questão, além de um resumo que destaque o perfil do candidato”, explicou.

Criando um bom currículo:

• Pretensão salarial: é sim aconselhável colocar. Poupe o seu tempo e o de quem recruta;
• Texto claro e sem rodeios;
• Divisões bem estabelecidas de experiência, cursos, objetivos;
• Seja verdadeiro sempre. Lembre-se, cedo ou tarde alguém irá checar todas as informações que você coloca no seu currículo;
• Evite termos manjados, seja original. Nada de “perfeccionista” ao colocar suas características.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA