Mais de 75% dos recrutadores afirmam que currículo ainda é fundamental

Foto: Divulgação

Segundo a Catho, empresa especializada em recrutamentos, o documento é importante para conhecer o candidato

Alcançando ascensão nas plataformas digitais, o currículo ganhou adequações ao longo dos anos e continua provando seu valor no mercado de trabalho. O documento se mantém atual e sua usabilidade é imprescindível durante os processos seletivos.

Cerca de 75% dos recrutadores entrevistados em uma pesquisa realizada pela Catho, consideram o documento “muito importante”, enquanto 24% o julgam apenas como “importante”.

Foram entrevistados mais de 400 recrutadores. A pesquisa ainda identificou os pontos mais relevantes do documento. Segundo os dados: 58% observam as experiências do candidato, 19% objetivos profissionais, enquanto 8% olham primeiro a formação acadêmica

Gerente sênior da Catho, Tábitha Laurino, afirma que com tantas opções, o profissional precisa ficar atento ao que é esperado pelos recrutadores da sua área de atuação, como presença nas redes sociais, currículo personalizado ou artístico, portfólio recolhendo os principais trabalhos. Independentemente do formato o objetivo se mantém, apresentar uma história profissional.

“Áreas como design gráfico avaliam as habilidades ferramentais do candidato, logo, é comum que o envio do currículo seja mais artístico e visual, bem diferente do tradicional documento Word. E isso se mantém em outros segmentos também. A personalização do documento é algo esperado pelo recrutador. Por meio dos aspectos visuais, já é possível selecionar aqueles que se diferenciam”, afirma Laurino.

Além de customização do documento, há a presença digital, onde o profissional leva as informações do papel para uma plataforma. Neste ambiente virtual o preenchimento correto de cada lacuna é indispensável e quanto mais informação mais rico o material fica.

Para orientar profissionais sobre o mundo do trabalho, o Portal Carreira & Sucesso disponibiliza dicas de criação de um bom currículo, além de oferecer modelos pré-prontos de acordo com o segmento e área de atuação.

Conteúdo Publicitário