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terça-feira, 19 março, 2024

Oratória para Empreendedores – Uma poderosa ferramenta para vender ideias!

Oratória para Empreendedores - Uma poderosa ferramenta para vender ideias!

Uma boa contratação requer habilidade de comunicação

Por Liliane Moulin

Você, empreendedor, sabe que tem uma poderosa ferramenta ao seu alcance que pode te ajudar muito a convencer clientes, engajar parceiros e inspirar pessoas?

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Isso mesmo!! E essa ferramenta é a sua COMUNICAÇÃO! Tudo gira em torno da comunicação e através dela você pode ter resultados incríveis na sua empresa.

Uma boa contratação requer habilidade de comunicação. Uma boa gestão requer habilidade de comunicação. Um bom atendimento requer habilidade de comunicação.

Um boa negociação requer habilidade de comunicação. Já entendeu não é? Através de uma comunicação assertiva e principalmente, da habilidade de oratória, você pode desenvolver a melhor abordagem, a forma ideal para apresentar seu produto ou serviço. Afinal, COMUNICAÇÃO é tudo!

Ir além da simples comunicação e desenvolver sua habilidade de Oratória e da sua equipe podem aumentar o fluxo e qualidade das suas ideias, agregando mais valor ao seu negócio.

Mas afinal qual a diferença entre Comunicação e Oratória?

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, participar algo, tornar comum”.

Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada, com a intenção de informar, influenciar, ou entreter os ouvintes. A Oratória vai além. Oratória vem da palavra “orar” e significa olhar para dentro de si e perceber os efeitos da sua comunicação no outro. Oratória é instrumento para vender ideias! E envolve sua comunicação não verbal (linguagem corporal), sua voz e dicção e sua mensagem (linguagem verbal ou escrita).

A imagem do seu produto ou serviço está totalmente ligada à de quem o apresenta. Seja para conseguir investidores, conquistar novos clientes ou parceiros ou abrir novos fornecedores, quanto mais sua comunicação transmitir insegurança, ansiedade, desorganização e descontrole emocional, mais difícil será.

A forma do empreendedor se expressar é fundamental para o marketing pessoal e de relacionamento. Quanto melhor, maior sua credibilidade e autoridade. Sua comunicação verbal e não verbal permitem transmitir o valor do seu negócio de forma clara e convincente.

O empreendedor deve vencer suas deficiências, como por exemplo, o medo de falar em público e vícios de linguagem, a fim de se comunicar com clareza e segurança, seja em discursos preparados ou de improviso, motivando e convencendo seu público.

Será possível transmitir de forma natural suas ideias, comunicar seus sonhos e sentimentos?

Qualquer pessoa pode perder o medo de falar em público e fazer dessa experiência um momento de prazer e valor?

É possível mesmo persuadir e influenciar positivamente as pessoas através da melhoria da comunicação?

Com certeza!! Sabe aquela frase do Paulo Vieira que diz: “o que você não tem hoje é porque não sabe ainda como fazer, porque se você soubesse já teria”?

Basta aprender, buscar conhecimento e se colocar em ação.

Um bom curso de oratória pode te ajudar a desenvolver a habilidade de falar com clareza, objetividade, desembaraço, segurança, entusiasmo e prazer diante de uma plateia, seja ela grande ou pequena.

Sem preparação não há sucesso. Os melhores oradores ensaiam suas falas, até aquelas de “improviso”. Para isso é necessário se preparar técnica e emocionalmente.

Saber o que falar é ótimo. Saber COMO falar é maravilhoso e impactante!!

Liliane Moulin é Coach de Comunicação e Conteúdo

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