Projeto “Pintando a Liberdade” foi criado pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)
Cerca de 50 crianças atendidas por projetos da Fundação Iade, instituição sem fins lucrativos de Colatina, receberam nesta segunda-feira (11), 30 bolas de diversas modalidades esportivas – como futsal, vôlei e futebol – que foram produzidas por detentos que participam do projeto “Pintando a Liberdade”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Além da doação de bolas, as crianças também assistiram a uma palestra ministrada por dois internos da Penitenciária Semiaberta Masculina de Colatina (PSMCOL), que puderam compartilhar com os jovens suas experiências de vida, para conscientizá-las sobre as consequências negativas para quem se envolve com a criminalidade.
No projeto, internos de unidades de Viana e Vila Velha fazem atividades de corte, estampa, costura de bolas e de confecção de redes. Além de serem remunerados pelo trabalho, eles recebem o benefício de redução da pena. A cada três dias trabalhados, um dia é reduzido na pena a ser cumprida. A iniciativa já produziu mais de 6 mil bolas, beneficiando mais de 85 escolas, instituições filantrópicas e projetos sociais.