25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade

Guia da ES Brasil reúne indicações de restaurantes, museus, vinícolas, bares, balada e pousadas para aproveitar o melhor da Terra dos Colibris

Por Mariah Friedrich

A imigração italiana completa 150 anos no Brasil, e o marco inicial da epopéia emigratória dos italianos para o país remonta à fundação de Santa Teresa, a primeira colônia estabelecida por italianos no território brasileiro, onde as tradições desses pioneiros são preservadas em cada detalhe.

- Continua após a publicidade -

Encantando visitantes com a receptividade dos habitantes locais, paisagens pitorescas das montanhas e gastronomia típica, Santa Teresa se destaca como um destino repleto de atrativos para os turistas que desejam aproveitar o clima de celebração do aniversário da imigração italiana no Brasil.

A ES Brasil preparou um guia para os leitores explorarem as maravilhas que Santa Teresa tem a oferecer. Confira a seguir os principais pontos turísticos, experiências culturais e opções gastronômicas que tornam essa cidade tão especial para os amantes da história e da cultura italiana.

Centro Histórico

Santa Teresa conta com inúmeros remanescentes arquitetônicos que testemunham sua rica história. Ao caminhar pelas ruas da cidade, os visitantes podem admirar diversos casarios que representam a arquitetura trazida pelos imigrantes com as técnicas construtivas mais modernas. 

As principais vias apresentam sinuosidade e estreiteza características peculiares da maioria dos centros históricos. Destacam-se as ruas Coronel Bonfim Junior, Coronel Avancini, Getúlio Vargas, Jerônimo Vervloet e o entorno da Praça Augusto Ruschi, repletas de lojas de artesanato, cafés e restaurantes que proporcionam uma verdadeira imersão nas tradições ítalo-brasileiras.

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Centro de Santa Teresa – Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil

Praça Augusto Ruschi – Rod. Josil Espíndola Agostini, 105-1

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Praça Augusto Ruschi – Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil

Construída no ano de 1936, a praça segue o traçado dos jardins europeus e é palco para apresentações culturais que celebram a história e a cultura da região durante os festivais que acontecem ao longo do ano. Conhecida pelos teresenses como “jardim”, possui coreto, chafariz, busto em homenagem a Augusto Ruschi e monumento em homenagem aos ex-combatentes teresenses da 2ª Guerra Mundial. 

Cervejaria Teresense – Rod. Josil Espíndola Agostini

Cervejaria Teresense - Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil
Cervejaria Teresense – Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil

Quem quiser experimentar cervejas artesanais da região vai encontrar diversos estilos de cervejas e chopes, todos produzidos no local, além de opções gastronômicas pensadas para harmonizar com a bebida. A Carne na Parilla e o Vulcão de Gorgonzola são os itens mais pedidos do cardápio.

Museu de Biologia Professor Mello Leitão – Av. José Ruschi, 4

Outro ponto turístico que não pode ficar de fora do roteiro de quem vai à Santa Teresa é o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, onde é possível conhecer a história e a pesquisa do professor teresense Augusto Ruschi, considerado o patrono da ecologia. 

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Cobra em viveiro no Museu Mello Leitão – Foto por: Fabrício Lima/ ES Brasil

O museu abriga uma das maiores coleções de história natural do país, com um acervo de mais de 40 mil exemplares de plantas, animais e fungos. O parque ocupa uma área de 77 mil metros quadrados, abrigando uma reserva de Mata Atlântica. Entre os atrativos, se destaca a observação  de beija-flores na varanda da casa onde morou o cientista e a coleção de animais taxidermizados – ou empalhados, como as pessoas costumam chamar).

Casa Lambert – Rod. Josil Espíndola Agostini, 578-598

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Casa Lambert – Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil

A história da imigração italiana no Brasil também é contada na residência da família Lambert. A casa foi erguida em 1875 pelos irmãos imigrantes trentinos Antônio e Virgílio Lambert e é uma das primeiras construções do Município. Ela possui dois pavimentos em bom estado de conservação e sua visitação acontece durante todo o ano, sem necessidade de agendamento, e as visitas não são guiadas. A entrada é cobrada. 

Feita em estuque, também conhecido como tabique, taipa ou pau-a-pique, o lugar é tombado como Patrimônio Histórico e funciona como Casa de Memória, trazendo as marcas da herança cultural das terras de origem e das adaptações desenvolvidas pelos imigrantes após sua chegada. 

Café Haus – Av. José Ruschi, 287

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Café Haus – Foto: Fabrício Lima/ES Brasil

Na mesma rua do Museu Melo Leitão, fica o Café Haus, um dos restaurantes mais tradicionais e famosos da cidade, pioneiro no desenvolvimento do turismo e da gastronomia local. Começou como um café colonial há mais de duas décadas, rapidamente evoluiu para um restaurante de comida afetiva e de conforto com influências nas cozinhas italiana e alemã. As receitas de família são o destaque do cardápio.

O restaurante é liderado pela talentosa chef Kamila Zamprogno, que tem deixado sua marca na cena gastronômica de Santa Teresa. O espaço conta com diversos ambientes, incluindo bar de drinks, adega e espaço para crianças se divertirem.

Claids – Av. José Ruschi, 241

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Claids – Foto por: Fabrício Lima/ES Brasil

Uma das referências na fabricação de biscoitos do Estado, com mais de 30 anos de tradição, a Claids atrai turistas de todas as regiões do país. No seu cardápio, são 90 sabores de biscoitos doces, salgados, recheados, crocantes, com frutas, integrais, sem açúcar, sem lactose e low carb. Na loja da fábrica ainda é possível encontrar tortas, palha italiana, alfajor, bem casado e pães. Além da loja, o espaço conta com uma cafeteria.

Rua do Lazer

Com muitas opções de restaurantes, bares e cafés com culinária italiana, a Rua do Lazer é a mais movimentada de Santa Teresa e imperdível para quem quer aproveitar o charme e a cultura da cidade, passeando pelo chão de paralelepípedos e observando as fachadas centenárias. Situada ao lado da Igreja Matriz, no Centro da cidade, recebe apresentações culturais todo fim de semana, quando é fechada para carros e liberada para os pedestres. 

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Rua do Lazer – Foto por: Yuri Barichivich/Setur – PMST

Bar Elite – R. Cel. Bonfim, 104

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Bar Elite – Foto: Divulgação

O Tradicional Bar Elite, fundado em 1927, é mais um representante da história e da cultura italiana teresense, mantém os móveis e arquitetura originais preservados, inclusive o piso. Serve tira gostos de boteco raiz, polenta feita em moinho de pedra, queijos e linguiças artesanais. A carta de vinhos e cervejas também traz opções produzidas na região. Tem música ao vivo aos finais de semana e seresta italiana todo último domingo do mês.

Fabrício Bar + Restaurante – R. Cel. Bonfim
Intimista e charmoso, funciona há 12 anos em um casario de mais de 120 anos que chama atenção pelos detalhes em vermelho. Foi um percursor na gastronomia de Santa Teresa trazendo tendencias que surgiam na época, como cervejas importadas e artesanais e também o primeiro bar de drinks. O cardápio é inspirado na cozinha italiana, mas com toques criativos e regionais. 

Santa Canela Gastrobar – R. Cel. Bonfim, Junior, 70

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Santa Canela – Foto: Tuany Soares/Divulgação

Inaugurado no ano passado, já ganhou o coração dos teresenses e visitantes com sua proposta de trazer a autêntica gastronomia capixaba do litoral para as montanhas. Idealizado por um casal de Vila Velha, o Santa Canela oferece pratos do litoral em seu menu, utilizando ingredientes locais para manter a autenticidade, com opções de peixes, frutos do mar e pratos com carne vermelha e vegetarianos. 

A carta de drinks traz opções clássicas e autorais, além de ampla seleção de vinhos nacionais, internacionais e regionais. Todo sábado acontece em frente ao estabelecimento o projeto o Rock na Praça, com shows gratuitos de mpb, pop e rock, entre 16h e 18h.

Giardino – Av. Getulio Vargas, 80

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Giardino – Foto: Reprodução/ Instagram @giardinoristorant

Outra opção de restaurante romântico e requintado, próximo à Rua do Lazer e em frente ao cartão postal da cidade, a Praça Augusto Ruschi, o Giardino emana a leveza e elegância do jardim em seus ambientes. Oferece excelente gastronomia contemporânea com toque italiano, com opções de massas frescas, risotos, carnes, frutos do mar e também pratos vegetarianos.

Toca da Rota – Avenida Angelo Pretti, 65 
Para momentos de descontração até mais tarde da noite, o movimentado Toca da Rota oferece uma atmosfera animada onde acontecem shows de diversos estilos musicais. A casa estilo balada funciona até 4h e conta com um bar e lanchonete na parte externa. 

Circuito Caravaggio

Ao longo de 14 km, a rota de ecoturismo conta com mais de vinte estabelecimentos oficiais, com lojas, restaurantes, pousadas, vinícolas e experiências de aventura na Rampa do Voo Livre do Vale do Caravaggio,  proporcionando contato com a natureza e vistas das montanhas. Santa Teresa é conhecida como o maior produtor de uva e vinho do estado, com 80% da produção estadual, resultando em cerca de 80 mil litros de vinho anualmente.

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Vale do Canaã, no Circuito Caravaggio – Foto: Tadeu Bianconi/PMST

Confira a seguir alguns locais que valem a parada:

Cervejaria Três Santas – Km 2

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Cervejaria Três Santas – Foto: Marjori Crispim/ Divulgação

Oferece uma variedade de 15 estilos de cerveja, produzidos internamente, incluindo rótulos diferenciados, maturados em barris de madeira e de guarda. A visita guiada à fábrica, conduzida pelo mestre cervejeiro Juca Lima, abrange todo o processo de produção e uma degustação direto do tanque, seguida por introdução à harmonização de cerveja com comida. Também serve petiscos, pizzas de fermentação natural, pratos principais, sobremesas, drinks e vinhos regionais.

Casa dos Espumantes – Km 4

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Casa dos Espumantes – Foto: Reprodução/ Instagram @casadosespumantes

Reconhecida por produzir o primeiro espumante capixaba. Oferece a experiência a de degustação orientada, onde você pode provar 2 rótulos da casa (R$ 40), 4 rótulos (R$ 50) ou seis rótulos (R$ 60) com um atendimento personalizado e ainda pode levar uma taça de brinde no final. O tempo de duração médio da degustação é de 30 minutos 

Casa dei Liquori – Km 4,5

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
Casa Dei Liquori – Foto: Reprodução/ Instagram @casadeiliquori

Uma charmosa casinha simples abriga a loja repleta de prateleiras com mais de 25 sabores de licores produzidos artesanalmente, desde frutas até opções como capuccino e amarula. Antes da compra, os visitantes têm a oportunidade de degustar e selecionar o sabor que mais lhes agrada.

San Pietro Vila ParqueZona Rura, s/n (200m antes da Rampa de Voo Livre)

Santa Teresa: um guia para curtir os principais pontos da cidade
San Pietro – Foto: Edson Correa

Inspirado nas pitorescas vilas europeias, o restaurante e café oferece uma experiência encantadora em uma construção charmosa onde o jardim é o grande protagonista (as refeições são servidas no local). A torta de lavanda é uma das atrações do cardápio, que reúne opções para o café da manhã, brunch, chá da tarde ou um happy hour descontraído. 

Onde Ficar?

Chalés Villa Caravaggio
Cinco chalés de luxo oferecem uma estadia confortável, equipados com lareira, hidromassagem e colchão massageador. Localizado em uma rota turística repleta de restaurantes, a hospedagem não inclui refeições. No entanto, ao lado dos chalés, os hóspedes têm acesso ao Café Dona Maria, que serve lanches e oferece bebidas e aperitivos. Adicionalmente, a Amavi Cestas proporciona a entrega de cestas de café da manhã personalizadas na porta do hóspede, contendo produtos regionais, com frete grátis em todo o município. 

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by @chalesvillacaravaggio

Casinhas Pôr do Sol
Com vista privilegiada dos paraquedistas que se aventuram da rampa de voo livre, as casinhas estão equipadas com uma cama de casal confortável, ar condicionado, mesa de bistrô com tábua de frios, banheiro, cozinha completa e oferecem a opção de uma cesta de café da manhã. A área externa proporciona espaço para desfrutar do ar fresco, acender uma fogueira e oferece um ambiente acolhedor para o seu pet se sentir em casa.

 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A post shared by Casinhas Pôr do sol Caravaggio (@casinhas.caravaggio)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -