23.7 C
Vitória
quarta-feira, 3 junho, 2020

Senado aprova projeto de criação do Sistema Único de Segurança Pública

Leia Também

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Empresas deverão investir em tecnologia no pós-pandemia

A tendência, contudo, veio para ficar, e agora que já se provou mais do que necessária, a tecnologia é o grande foco de investimento das empresas, para o momento atual e o futuro.

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Vendas no varejo registram queda em abril

Essa foi considerada a maior retração desde o início da série histórica iniciada em 2001. A maior queda havia sido em janeiro de 2002, quando as vendas do varejo reduziram 16,5%.

A criação do sistema prevê integração de órgãos de segurança pública municipais, estaduais e federais

Um projeto que autoriza a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi aprovado pelo Senado, nessa terça-feira (17), e agora segue para sanção presidencial e entrará em vigor 30 dias após a publicação no “Diário Oficial da União”.

A intenção é que com a implementação do Susp, as instituições de segurança federais, distritais, estaduais e municipais atuem em operações combinadas, compartilhando informações.

O Ministério da Segurança Pública será o responsável por coordenar ações e implementar programas de modernização dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Social. Já as investigações serão padronizados e aceitos por todos os integrantes do Susp.

Em entrevista a ES Brasil, o autor da proposta de criação do projeto, o ex-deputado federal, secretário de Segurança Pública do Espírito Santo e de Pernambuco e prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, disse que os recursos somente serão repassados se os indicadores forem cumpridos.

“Quem vai receber primeiro o recurso é quem estiver acompanhando os indicadores de toda a ordem: polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Municipal, sistema prisional. A lei está trazendo os parâmetros para, a partir daí, União, estados e municípios definirem quais as metas a serem alcançadas”, disse Rodney Miranda.

As equipes que farão parte do Susp são:

Polícia Federal;

Polícia Rodoviária Federal;

Polícia Ferroviária Federal;

Polícias civis;

Polícias militares;

Corpos de bombeiros militares;

Guardas municipais;

Órgãos do sistema penitenciário;

Órgãos do sistema socioeducativo;

Institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação;

Secretarias nacional e estaduais de segurança pública;

Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil;

Secretaria Nacional de Política sobre Drogas;

Agentes de trânsito;

Guarda portuária.

Leia mais:

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

Comissário da UE encarregado do Orçamento, Johannes Hahn enfatizou a necessidade de que o dinheiro chegue logo às empresas e às pessoas, ainda neste ano.

Produção industrial cai 18,8%

A produção industrial caiu 18,8% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Vida Capixaba

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...
Continua após publicidade