24.4 C
Vitória
sexta-feira, 20 DE setembro DE 2024

Crea-ES instala comitê de crises em Alegre e Cachoeiro após chuvas

Equipes vão ajudar a Defesa Civil e Bombeiros nos municípios mais atingidos pelas chuvas

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) vai ajudar as equipes da Defesa Civil e Bombeiros no Sul do Espírito Santo após as chuvas da noite desta sexta (22) e madrugada deste sábado (23). Segundo o presidente do conselho, Jorge Luiz e Silva, a instituição montou dois comitês de crise de adversidades climáticas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e em Alegre.

“Estamos colocando todas as nossas equipes técnicas e fiscais e toda nossa estrutura de veículos e equipamentos, como drones, por exemplo, para auxiliar na gestão dessa calamidade. Os grupos que vão atuar nesses comitês irão oferecer suporte técnico às prefeituras, Defesas Civis municipal e estadual e Corpo de Bombeiros”, disse Jorge.

- Continua após a publicidade -

O apoio do Crea-ES é caracterizado pela disponibilização de mão de obra técnica qualificada, englobando um corpo multidisciplinar de inspetores, fiscais, assessores e supervisores de engenharia. Além do apoio técnico, as inspetorias também estão prontas para receber doações de roupas e alimentos. “A expertise destes profissionais será fundamental nos levantamentos de riscos geológicos e estruturais que possam ameaçar a segurança da população nas áreas afetadas”, apontou Jorge Silva.

O governador, Renato Casagrade, vai decretar emergência nos municípios mais atingidos pelas chuvas. Em nove municípios, o acumulado de chuva das últimas 24 horas ultrapassou 100 milímetros. Bom Jesus do Norte foi a cidade mais afetada, onde o acumulado chegou a 304,2 milímetros. Além de Bom Jesus, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, nessa ordem, foram os que registraram maior volume de chuva.

Segundo o Boletim Extraordinário da Defesa Civil divulgado às 11h da manhã deste sábado (23), há mais de 1.200 pessoas desalojadas, mas sem registros de mortos ou feridos. Prefeitos de Apiacá e Mimoso do Sul informaram ao Estado que há pessoas desaparecidas.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por CREA-ES (@creaespiritosanto)

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA