27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Chuva no ES: governador confirma mortes em Mimoso do Sul

Fontes da ES Brasil disseram que algumas mortes foram no asilo da cidade. Defesa Civil confirmou quatro mortes até o momento

As primeiras mortes causadas pelas chuvas da noite desta sexta (22) e madrugada deste sábado (23) foram confirmadas pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A autoridade esteve no município de Mimoso do Sul, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, na tarde deste sábado (23).

“A cidade está isolada de comunicação. Nós temos, infelizmente, pessoas que perderam a vida. Pessoas que já foram encontradas sem vida. Ainda não sabemos os números, mas é uma situação caótica. Mimoso nunca viveu uma situação como está vivendo neste momento. Isso exige uma coordenação muito forte das autoridades e sociedade”, disse Casagrande.

- Continua após a publicidade -

Fontes da ES Brasil informaram que algumas mortes aconteceram no asilo da cidade. Mesmo com um segundo andar, alguns idosos vieram a falecer no local.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) emitiu uma nota confirmando quatro óbitos na cidade de Mimoso do Sul. “Devido à dificuldade de comunicação e de acesso aos lugares mais afastados, não é possível confirmar o número total de desaparecidos, desalojados e desabrigados”, disse o órgão.

Os trabalhos da Defesa Civil e Bombeiros continuam nas cidades do Sul capixaba. O governador Renato Casagrande decretou emergência para os municípios mais atingidos pelas chuvas. Em nove municípios, o acumulado de chuva das últimas 24 horas ultrapassou 100 milímetros. Bom Jesus do Norte foi o mais afetado, onde o acumulado chegou a 304,2 milímetros. Além de Bom Jesus, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Alegre, Vargem Alta, Guaçuí, Rio Novo do Sul, Jerônimo Monteiro e São José do Calçado, nessa ordem, foram os que registraram maior volume de chuva.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) vai ajudar as equipes da Defesa Civil e Bombeiros no Sul do Espírito Santo. Segundo o presidente do conselho, Jorge Luiz e Silva, a instituição montou dois comitês de crise de adversidades climáticas nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e em Alegre.

“Estamos colocando todas as nossas equipes técnicas e fiscais e toda nossa estrutura de veículos e equipamentos, como drones, por exemplo, para auxiliar na gestão dessa calamidade. Os grupos que vão atuar nesses comitês irão oferecer suporte técnico às prefeituras, Defesas Civis municipal e estadual e Corpo de Bombeiros”, disse Jorge.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, às 10h46 deste sábado, um novo alerta de grande perigo. “A previsão atualizada é de fortes chuvas nas próximas horas, podendo atingir até 175 milímetros em alguns locais da região Sul”, disse Casagrande, no Instagram.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Renato Casagrande (@casagrande_es)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA