22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

Covid-19: decisão sobre vacinação de crianças será tomada hoje pelo MS

O Ministério da Saúde (MS) estima que as primeiras doses dos imunizantes para crianças com idade entre cinco e 11 anos cheguem ao Brasil no dia 10 de janeiro

Por Wesley Ribeiro 

A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), Rosane Leite de Melo, informou que a pasta apresentará nesta quarta-feira, 5 de janeiro, um documento com o posicionamento do MS a respeito da vacinação de crianças e adolescentes. Disponível por 11 dias, uma consulta pública colocou em discussão a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

- Continua após a publicidade -

O documento vai apresentar os procedimentos para a realização da imunização de crianças contra a Covid. Em dezembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer em pessoas com idade entre 5 e 11 anos no Brasil.

A decisão foi divulgada pela agência após avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro. A dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor (um terço) em relação àquela utilizada em maiores de 12 anos.

Ordem 

O ministério tem se posicionado a favor de que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade ocorra mediante a apresentação de prescrição médica e o consentimento dos pais.

esbrasil_consulta_publica_vacinacao_crianca
Consulta pública realizada para discutir a vacinação de crianças contra a Covid-19 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rosane Leite de Melo disse que o ministério também deve se posicionar para que a vacinação seja realizada obedecendo a uma ordem.

Os primeiros a se vacinar seriam as crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente ou comorbidades e crianças que vivam em lar com pessoas em alto risco para a evolução grave da covid-19.

Na sequência se vacinam as crianças sem comorbidades. Primeiramente as de 10 e 11 anos de idade, depois as de 8 e 9 anos de idade, em seguida as de 6 e 7 anos de idade, e, por fim, as de 5 anos de idade.

“Em todos os casos será exigida a prescrição médica e a autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento. As vacinas devem ser aplicadas seguindo fielmente as recomendações da Anvisa”, ressaltou a secretária.

Na última segunda-feira, 3 de janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses para crianças de 5 a 11 anos de idade devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. O laboratório Pfizer, fabricante do imunizante, confirmou o prazo previsto pela pasta.

Com informações da Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA