- Continua após a publicidade -

Covid-19: decisão sobre vacinação de crianças será tomada hoje pelo MS

O Ministério da Saúde (MS) estima que as primeiras doses dos imunizantes para crianças com idade entre cinco e 11 anos cheguem ao Brasil no dia 10 de janeiro

Por Wesley Ribeiro 

A secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), Rosane Leite de Melo, informou que a pasta apresentará nesta quarta-feira, 5 de janeiro, um documento com o posicionamento do MS a respeito da vacinação de crianças e adolescentes. Disponível por 11 dias, uma consulta pública colocou em discussão a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O documento vai apresentar os procedimentos para a realização da imunização de crianças contra a Covid. Em dezembro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer em pessoas com idade entre 5 e 11 anos no Brasil.

- Continua após a publicidade -

A decisão foi divulgada pela agência após avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro. A dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor (um terço) em relação àquela utilizada em maiores de 12 anos.

Ordem 

O ministério tem se posicionado a favor de que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade ocorra mediante a apresentação de prescrição médica e o consentimento dos pais.

esbrasil_consulta_publica_vacinacao_crianca
Consulta pública realizada para discutir a vacinação de crianças contra a Covid-19 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Rosane Leite de Melo disse que o ministério também deve se posicionar para que a vacinação seja realizada obedecendo a uma ordem.

Os primeiros a se vacinar seriam as crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente ou comorbidades e crianças que vivam em lar com pessoas em alto risco para a evolução grave da covid-19.

- Continua após a publicidade -

Na sequência se vacinam as crianças sem comorbidades. Primeiramente as de 10 e 11 anos de idade, depois as de 8 e 9 anos de idade, em seguida as de 6 e 7 anos de idade, e, por fim, as de 5 anos de idade.

“Em todos os casos será exigida a prescrição médica e a autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento. As vacinas devem ser aplicadas seguindo fielmente as recomendações da Anvisa”, ressaltou a secretária.

Na última segunda-feira, 3 de janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses para crianças de 5 a 11 anos de idade devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. O laboratório Pfizer, fabricante do imunizante, confirmou o prazo previsto pela pasta.

Com informações da Agência Brasil.

- Continua após a publicidade -

Leia Mais

Grande Vitória: 20 passeios gratuitos para curtir o...
Anvisa manda recolher lote de coco ralado ‘Casa...
Governo estuda nova regra para idade na internet
Sequela pulmonar pode progredir dois anos após covid
Fiocruz mantém alerta para síndrome respiratória grave
MPES reúne instituições para fortalecer rede de proteção
“O Cais das Artes é muito mais que...
Edição 229
Ministério da Saúde lança campanha de vacinação
Proporção de quem estava em home office recua...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -