23.9 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Cortella fala sobre mercado de trabalho em evento na Serra

Filósofo e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella, comentou sobre a qualificação profissional e o cooperativismo

Por Amanda Amaral

O filósofo e doutor em Educação, o professor Mário Sérgio Cortella, esteve no Espírito Santo, na quarta-feira (29), para uma palestra e, na ocasião, conversou com a equipe da ES Brasil sobre mercado de trabalho e cooperativismo durante evento dedicado aos associados do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) Leste Capixaba.

- Continua após a publicidade -

Com o tema “Cenários turbulentos, mudanças velozes: negação, proteção ou superação?”, o filósofo palestrou em um centro de convenções, na Serra, com o objetivo de estimular o protagonismo na gestão e promover reflexões para inovações nos negócios.

Em entrevista à ES Brasil, Cortella comentou sobre a questão da dificuldade de grandes empresas contratarem profissionais com qualificação especializada em contradição aos 4,6 milhões de desempregados no Brasil, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É necessária uma parceria mais forte entre aquele que tem suas empesas, suas organizações, e as atividades de formação. O Brasil insiste muito em uma política de educação como sendo uma política de governo. E ela não pode ser. Ela tem que ser uma política de estado, que independa de governo, aquilo que se coloca como projeto em cada estado e na Nação a ser desenvolvido nos interesses dos vários atores sociais que se tem”, comentou.

Cortella fala sobre mercado de trabalho em evento na Serra
Alair Giuriato, diretor-executivo do Sicoob Leste Capixaba, falou sobre a importância do evento para os associados. Foto: Divulgação

Para Cortella, é necessária uma parceria e que não seja pensado somente no imediatismo, mas no futuro.

“É preciso pensar evidentemente no agora, mas buscar também o depois. Há uma certa forma isolada de lidar com a questão. É como se as federações, os grupos, as estruturas e os sindicados, cada um procurasse lidar sozinho com algo que é uma questão mais ampla”, explicou.

O filósofo também abordou a questão do cooperativismo, avaliando que a pandemia da Covid-19 trouxe uma forte lição sobre o espírito de cooperação. “Nessa tempestade forte que vivenciamos desde março de 2020, só conseguimos um movimento de saída, de alternativa, porque a humanidade foi capaz de cooperar, de colaborar. Não haveria possibilidade de saída individual. Imagine se a regra fosse cada um por si e Deus para todos? Isso é tolo”, disse.

O evento contou também com a presença do diretor-executivo do Sicoob Leste Capixaba, Alair Giuriato. “O professor Cortella nos traz uma mensagem de reflexão. O Siccob tem muito essa pegada de que as pessoas possam refletir sobre suas atitudes, seus pensamentos. O evento tem esse objetivo de reunir as pessoas. Aqui nós conseguimos reunir todas as atividades econômicas do município e também todos os níveis sociais. Isso faz com que as pessoas possam ter a acesso ao conteúdo e compartilha-lo”, afirmou.

Sobre Mário Sérgio Cortella

Cortella é autor de mais de 15 livros, como “A escola e o conhecimento – fundamentos epistemológicos e políticos”, que é de 2013 e está na sua 14ª edição, “Nos labirintos da moral – com Yves de La Taille”, de 2012 na 10ª edição, e “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”, de 2013 na 15ª edição.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA