23.9 C
Vitória
domingo, 28 novembro, 2021

Construção da barragem Graça Aranha avança em Colatina

A obra foi iniciada em abril deste ano e já está com 50% de conclusão

As obras da barragem Graça Aranha, construída no distrito de Paul Graça Aranha, no município de Colatina, já está com 50% de conclusão. Nesta quinta-feira (22), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, visitaram os canteiros da obra, que vai garantir o aumento da reserva de água para a população local em períodos de estiagem.

A obra teve início em abril deste ano e terá um investimento de R$ 937 mil. A barragem tem capacidade para 120 mil metros cúbicos de água. Já foram realizados serviços de sinalização da obra, instalação do canteiro e já foi iniciada a construção do barramento e serviço de esgotamento. Ainda serão executadas as atividades de drenagem, serviços ambientais, dentre outros.

“Construir a barragem aqui em Colatina é muito importante. Ainda mais em um momento como esse e ao contrário dos outros estados estamos investindo. O reservatório vai armazenar 120 milhões de litros de água. Estamos conseguindo um grande reservatório, mas temos que conscientizar, pois precisamos de uma agricultura sustentável. A área ambiental e da agricultura precisam estar juntos, lado a lado”, disse.

Já secretário Octaciano Neto destacou que o Estado passa pela pior estiagem dos últimos 80 anos e a barragem garante o abastecimento de água ao distrito em futuros períodos de seca. “A barragem terá capacidade para abastecer a comunidade de Graça Aranha e Paul de Graça Aranha por até 450 dias. Em períodos de seca, a reservação de água garante o abastecimento humano e não será preciso suspender a utilização na agricultura. Além das barragens, o Governo tem feito um trabalho amplo investido em refloresmento para garantir os recursos hídricos”, afirmou.

O prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, falou da importância desse investimento durante a crise hídrica. “Nós temos que investir para aprender a lidar com a crise hídrica. Armazenando água estamos fazendo um trabalho muito importante”, explicou.

O aposentado Divaldo de Angeli, de 65 anos, que mora em Paul de Graça Aranha há mais de 30 anos comentou sobre a novidade. “Sofremos muito aqui na região com a alta de água. Faltava água para beber. A barragem vai evitar que a gente tinha que ir longe buscar água”, declarou.

Programa Estadual de Construção de Barragens

A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Seag, para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade