23.1 C
Vitória
sexta-feira, 18 junho, 2021

Unidades de Saúde continuam vacinação contra HPV

A imunização foi ampliada pelo Ministério da Saúde para meninos de 11 a 15 anos

A partir de agora, a vacina contra HPV passa a ser ofertada para os meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A ampliação da faixa etária feita pelo Ministério da Saúde tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal nos adolescentes do sexo masculino. Até o ano passado, a vacina era indicada apenas para meninas de 09 a 15 anos.

A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 até 13 anos. A estratégia tem como objetivo proteger  as crianças contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual.

“O HPV é uma doença séria e, por isso, vamos também até às escolas imunizar as crianças e atingir um número maior do nosso público-alvo. As unidades de saúde onde serão disponibilizadas as vacinas de HPV também passarão a oferecer a vacinação contra Meningite C”, contou a diretora de Vigilância de Saúde de Viana, Camila Valder.

Campanha

Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o Ministério da Saúde planeja, para o próximo mês de julho, período de férias escolares, uma campanha direcionada a este público, com o intuito de aumentar a cobertura nessa população.

Além disso, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será no dia 16 de setembro.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade