19.9 C
Vitória
sábado, 8 agosto, 2020

Conhece a ti mesmo e aos que estão próximos

Mais Artigos

LAVA JATO: correção de rumos ou ataque frontal?

O tabuleiro da política nacional incorporou no jogo os resultados da Operação Lava Jato, isso é inegável

Roleta russa na educação

Em Vitória, a Câmara de Vereadores discute a proibição da volta às aulas nas redes pública e privada, enquanto vigorar o decreto de calamidade pública devido à Covid-19

A reforma tributária no Congresso Nacional

A reforma tributária é dos temas mais complexos a ser abordado pelos parlamentares

Iluminação pública: Vila Velha saiu na frente!

Com essa conquista Vila Velha torna-se o primeiro município do Estado a ingressar num seleto grupo de cidades brasileiras que já viram ser este o melhor caminho para uma modernização estrutural

É assim que podemos ter melhores relações, especialmente, agora que precisamos estar próximos do parceiro e parceira

Fim de relacionamentos pessoais e de negócios. Novas sociedades, expansão ou retração dos investimentos. Mudanças na empresa e em casa. Calma! Isso não é a previsão astrológica. São algumas das notícias que escutamos com mais frequência desde que o isolamento, em alguns casos, aglomeração social nas casas, começou. E tudo está relacionado a forma como somos e convivemos com os outros. Só quem conhece a si mesmo e observa atentamente os demais pode entender as relações e suas consequências.

Há muitos métodos que nos ensinam como entender porque agimos de uma ou outra forma em determinada situação. Neste artigo vou me ater a um que considero dos melhores e que está descrito há mais de três mil anos, o Eneagrama.

Os padrões de personalidade são estudados há milhares de anos. É por meio deles que conseguimos entender melhor as nossas ações e reações frente as inúmeras situações do nosso dia a dia. A vantagem em conhecer essas facetas está em obtermos maior habilidade nas negociações, tanto afetivas quanto de negócios.

Imagina como é lidar com uma pessoa que busca a excelência e entregar o que ela realmente deseja? Outra situação acontece com um indivíduo que é objetivo, sem rodeios. E pense em lidar com uma pessoa sempre pronta para flexibilidade e inovação.

Quando avaliamos a área de vendas, por exemplo, é possível prever quais serão as barreiras para efetivar um negócio. Isso porque já sabemos como o interlocutor reage às informações. O resultado é uma maior garantia de fechamento de negócios.

Na vida pessoal, o Eneagrama é um parceiro. Imagine você ter condições de antecipar os desejos e necessidades de seu parceiro/sua parceira, sem que, mesmo ele/ela, esteja consciente daquilo. É o tipo de vantagem que todo mundo sonha em ter em um relacionamento, especialmente aqueles mais românticos, que buscam realizar todos os desejos da pessoa amada.

Óbvio que isso não acontece da noite para o dia, num passe de mágica! É necessário treinamento constante e o desenvolvimento da percepção em relação ao outro, além de dedicação. Iniciamos primeiro nos conhecendo, para só então buscar conhecer o outro.

E o processo é ao mesmo tempo divertido e desafiador. Divertido porque nos entretemos quando passamos a perceber a nós mesmos e aos outros numa outra perspectiva, e nos surpreendemos como as pessoas podem ser diferentes daquilo que pensamos dela. É como iluminar um quarto que estava no escuro. E as surpresas são muitas!

Desafiador devido a enorme quantidade de informação que passa a acumular sobre você e todos ao seu redor, diariamente, e depois catalogar e classificar tudo, de uma forma lógica e que possa ser resgatada, a qualquer tempo, sempre que necessário.

O Eneagrama te dá a capacidade de ver todos como um livro aberto, no qual você consegue ler padrões de comportamento, desejos e intenções que estão ocultas e que as pessoas nem mesmo sabem que estão lá. São muitas vezes instintivos.

E para quem gosta muito do tema, busque pessoas com muita responsabilidade para treinar o uso do Eneagrama, é um tema muito sério para ser ensinado de forma leviana.

Penso que a sabedoria está em conhecer os padrões e aproveitar o melhor de cada um e compreender as reações sem achar que é pessoal, mas uma forma sadia de nos relacionarmos. O padrão de comportamento não pode ser uma muleta na vida de ninguém, e sim uma alavanca. E ao entendermos os outros e a nós mesmos o mundo será melhor.

Juliana Costa é empresária e representante da Fundação Napoleon Hill no Espírito Santo

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Balança comercial tem superávit de US$ 8,060 bilhões em julho

O resultado de julho foi mais do que o dobro registrado no mesmo mês do ano passado, quando foi positivo em US$ 2,391 bilhões

Educação é a maior despesa dos municípios capixabas

Levantamento da 26ª edição do anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria, publicado em julho de 2020, traz um apanhado detalhado da gestão...

Iluminação de Vila Velha: confira resultado do leilão

O parque de iluminação pública de Vila Velha (ES) será ampliado e modernizado pelo Consórcio SRE – IP Vila Velha, pelos próximos 20 anos.

Dia dos Pais: 47,8% das pessoas comprarão presentes on-line

De acordo com uma pesquisa, 57,6% das pessoas entrevistadas pretendem celebrar o Dia dos Pais; 21,5% ainda estão na dúvida sobre comemorar ou não.

Vida Capixaba

Mostra on-line de arte e cultura em Vitória

A distância dos palcos não impediu que os alunos dos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) se apresentassem ao público em 2020. Durante...

Dia internacional da cerveja: mulheres ganham cada vez mais espaço

Apesar de ainda sofrerem preconceito, mulheres estão cada vez mais conquistando espaço no meio cervejeiro. A data é comemorada sempre na primeira sexta-feira de agosto,...

Curso gratuito de gestão

Empresa de tecnologia lançou o treinamento para formação de gestores com foco ERP devido a carência de bons gestores com capacidade para desenvolver o...

Espaço Baleia Jubarte reaberto

O Projeto Baleia Jubarte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, junto com o Projeto TAMAR, prepararam um protocolo de segurança específico para o Espaço Baleia Jubarte e Centro de Visitantes