24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Conhece a ti mesmo e aos que estão próximos

É assim que podemos ter melhores relações, especialmente, agora que precisamos estar próximos do parceiro e parceira

Fim de relacionamentos pessoais e de negócios. Novas sociedades, expansão ou retração dos investimentos. Mudanças na empresa e em casa. Calma! Isso não é a previsão astrológica. São algumas das notícias que escutamos com mais frequência desde que o isolamento, em alguns casos, aglomeração social nas casas, começou. E tudo está relacionado a forma como somos e convivemos com os outros. Só quem conhece a si mesmo e observa atentamente os demais pode entender as relações e suas consequências.

Há muitos métodos que nos ensinam como entender porque agimos de uma ou outra forma em determinada situação. Neste artigo vou me ater a um que considero dos melhores e que está descrito há mais de três mil anos, o Eneagrama.

- Continua após a publicidade -

Os padrões de personalidade são estudados há milhares de anos. É por meio deles que conseguimos entender melhor as nossas ações e reações frente as inúmeras situações do nosso dia a dia. A vantagem em conhecer essas facetas está em obtermos maior habilidade nas negociações, tanto afetivas quanto de negócios.

Imagina como é lidar com uma pessoa que busca a excelência e entregar o que ela realmente deseja? Outra situação acontece com um indivíduo que é objetivo, sem rodeios. E pense em lidar com uma pessoa sempre pronta para flexibilidade e inovação.

Quando avaliamos a área de vendas, por exemplo, é possível prever quais serão as barreiras para efetivar um negócio. Isso porque já sabemos como o interlocutor reage às informações. O resultado é uma maior garantia de fechamento de negócios.

Na vida pessoal, o Eneagrama é um parceiro. Imagine você ter condições de antecipar os desejos e necessidades de seu parceiro/sua parceira, sem que, mesmo ele/ela, esteja consciente daquilo. É o tipo de vantagem que todo mundo sonha em ter em um relacionamento, especialmente aqueles mais românticos, que buscam realizar todos os desejos da pessoa amada.

Óbvio que isso não acontece da noite para o dia, num passe de mágica! É necessário treinamento constante e o desenvolvimento da percepção em relação ao outro, além de dedicação. Iniciamos primeiro nos conhecendo, para só então buscar conhecer o outro.

E o processo é ao mesmo tempo divertido e desafiador. Divertido porque nos entretemos quando passamos a perceber a nós mesmos e aos outros numa outra perspectiva, e nos surpreendemos como as pessoas podem ser diferentes daquilo que pensamos dela. É como iluminar um quarto que estava no escuro. E as surpresas são muitas!

Desafiador devido a enorme quantidade de informação que passa a acumular sobre você e todos ao seu redor, diariamente, e depois catalogar e classificar tudo, de uma forma lógica e que possa ser resgatada, a qualquer tempo, sempre que necessário.

O Eneagrama te dá a capacidade de ver todos como um livro aberto, no qual você consegue ler padrões de comportamento, desejos e intenções que estão ocultas e que as pessoas nem mesmo sabem que estão lá. São muitas vezes instintivos.

E para quem gosta muito do tema, busque pessoas com muita responsabilidade para treinar o uso do Eneagrama, é um tema muito sério para ser ensinado de forma leviana.

Penso que a sabedoria está em conhecer os padrões e aproveitar o melhor de cada um e compreender as reações sem achar que é pessoal, mas uma forma sadia de nos relacionarmos. O padrão de comportamento não pode ser uma muleta na vida de ninguém, e sim uma alavanca. E ao entendermos os outros e a nós mesmos o mundo será melhor.

Juliana Costa é empresária e representante da Fundação Napoleon Hill no Espírito Santo

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba