25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019

Entre os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2019 estão um inglês e dois norte-americanos

O maior prêmio da medicina de 2019, o Prêmio Nobel, foi concedido a três cientistas pelas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (07), em Estocolmo, Suécia.

Dois norte-americanos e um inglês estão entre os vencedores. Willian Kaelinn de 1957, especialista em medicina interna e oncologia e Gregg Semenza de 1955, pediatra, são naturais de Nova Iorque, Estados Unidos. Além disso, Peter Ratcliffe de 1954, perito em nefrologia é de Lacashirem, na Inglaterra.

- Continua após a publicidade -

O comitê do prêmio explicou que os três cientistas conseguiram com os seus trabalhos “identificar a maquinaria molecular que regula a atividade dos genes na resposta a variações de oxigênio”.

Na página oficial no twitter, a organização do Nobel anuncia os vencedores com um trabalho que “revela os mecanismos moleculares que demonstram como as células se adaptam às variações no fornecimento de oxigênio”.

Além disso, representantes da organização garantem que “a importância fundamental do oxigênio é conhecida há séculos, mas a forma como as células se adaptam às mudanças nos níveis de oxigênio tem sido, há muito tempo, desconhecida”. E complementa que “a detecção de oxigênio é central para um grande número de doenças”.

Em conclusão, “as descobertas feitas pelos vencedores do Nobel deste ano têm uma importância fundamental para a fisiologia e abriram o caminho para prometer novas estratégias para combater a anemia, o cancro e muitas outras doenças”.

CALENDÁRIO DE PREMIAÇÕES

Nesta terça-feira (08) será anunciado o Nobel da Física, e, na quarta-feira (09), o Nobel de Química. Logo na quinta-feira (10) será anunciado o Nobel da Literatura de 2018 e 2019. Além disso, na sexta-feira (11) será conhecido o nome que será distinguido como o Nobel da Paz. Assim, o último anúncio será o Nobel da Economia, na quinta-feira (14). Os três cientistas dividirão igualmente o prêmio de 832.523 euros.

*Da redação, com informações de Agência Brasil. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA