26 C
Vitória
terça-feira, 19 março, 2024

Produtor do ES e de MG vencem Concurso Nosso Café

Produtor capixaba vence Concurso Nosso Café e vai para exposição internacional de Café

Por Leulittanna Eller Inoch 

Os vencedores da 4ª edição do Concurso NossoCafé foram divulgados pelo grupo Yara. Com o objetivo de reconhecer os melhores cafés da espécie arábica da safra 2020 e incentivar o mercado de grãos especiais no Brasil, o prêmio avaliou 233 produtores inscritos, que utilizaram o Programa Nutricional da Yara da linha
YaraMila, YaraVita e YaraLiva no período de 01/06/2019 a 31/05/2020.

- Continua após a publicidade -

O cultivo e a produção de cafés especiais vêm aumentando
significativamente nos últimos anos e o cafeicultor brasileiro está se
preparando para essa mudança, dando maior atenção ao manejo, à
produção e ao negócio de uma forma diferenciada. Um levantamento
divulgado em setembro pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil
(CECAFÉ) revela que o Brasil exportou 5,1 milhões de sacas de 60kg, no
período de janeiro a setembro de 2020, sendo o segundo maior volume de
cafés diferenciados embarcados no período nos últimos cinco anos.

Esse volume representou 16,8% do total exportado dos cafés do Brasil
no ano, gerando uma receita cambial de US﹩ 834,6 milhões, o
equivalente a 21,6% de toda a receita cambial gerada com as
exportações brasileiras de café no corrente ano civil.

“A necessidade de muitas pessoas almejarem um novo café faz o cafeicultor brasileiro
ter um cuidado ainda maior com a lavoura. Para isso, é vital que contem
com produtos inovadores”, explica Kaio. “A nutrição equilibrada é o
primeiro passo para produzir grãos com qualidade superior, garantir
alta produtividade ao cafeicultor e proporcionar uma melhor experiência
ao consumidor final”, complementa.

A quarta edição do Concurso NossoCafé reuniu 273 amostras de todo o
Brasil, sendo: 190 na categoria Café Natural e 83 na categoria Café
Descascado. “O Concurso NossoCafé tem tido um aumento expressivo no
número de inscritos e recebimento de amostras, somente nesse ano
tivemos um crescimento de 66% em comparação a 2019. Isso só ressalta
o propósito da Yara, que é o de premiar os produtores que fazem a
diferença no segmento, além estimular a produção do café especial
no Brasil”, finaliza Kaio.

De acordo com especialista agronômico Sênior e Líder na Cultura
Café Arábica na Yara Brasil, Kaio Dias, os vencedores terão seus
lotes adquirido pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado e
o nome e dados de suas propriedades estampados nas embalagens
NossoCafé, que serão distribuídas globalmente pela companhia. Além
disso, os vencedores de cada uma das categorias irão para a Specialty
Coffee Expo 2021, em New Orleans (EUA), com todas as despesas pagas

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento
para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para
concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas
digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita
colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos.
Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na
Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e
operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa
de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar
uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas
para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma
unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função
de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos
agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e
misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios
corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver
soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores
e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o
protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial
crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem
trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes,
reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e,
consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia
também fornece soluções industriais para a redução de poluentes,
melhorando a qualidade do ar das cidades

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 219

RÁDIO ES BRASIL

Fique por dentro

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA