Confira orientações para compras de presentes para o Dia dos Namorados

Foto: Reprodução

Com a proximidade da data, a busca dos consumidores aos tradicionais presentes é bem maior. Fique alerta!

Diante do crescimento da procura de presentes para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, faz recomendações para o momento da compra.

Neste momento, é importante ficar atento às informações precisas na etiqueta dos produtos têxteis e a presença do selo de qualidade do Inmetro são alguns dos quesitos que devem ser observados no momento da aquisição dos produtos.

“Orientamos os consumidores para que somente adquiram essas peças no mercado formal, evitando a compra de produtos falsificados ou com informações incorretas que possam oferecer riscos”, destaca o diretor geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro.

Segundo Pinheiro, o Ipem-ES realiza constantes fiscalizações com o objetivo de coibir possíveis abusos que possam ser cometidos pelos fabricantes e comerciantes.

Produtos

De acordo com a diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, os produtos mais reclamados são os aparelhos de telefone, seguido de móveis e eletrodomésticos. Para ela, é importante dar um presente que caiba no bolso.

“Muitas são as opões para presentear. O ideal é escolher um presente que agrade e que o valor se encaixe no orçamento”, disse Lana.

Além disso, roupas íntimas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. E todas as informações, como descrição, tamanho, CNPJ da empresa, entre outras informações, devem estar escritas em português.

O Ipem-ES orienta também para os preservativos, como a camisinha> Segundo o órgão,  tanto comercializados quanto distribuídos gratuitamente, devem apresentar na embalagem o selo do Inmetro e do Organismo de Certificação de Produtos (OCP).

O Ipem-ES orienta que não sejam adquiridos produtos fora da embalagem ou com embalagem danificada. Também é importante estar atento à data de fabricação dos preservativos e o prazo de validade indicados na embalagem.

 

Conteúdo Publicitário