22.9 C
Vitória
segunda-feira, 25 outubro, 2021

Dia das Crianças: Ipem-ES orienta sobre compra segura de brinquedos

A Certificação do Inmetro estabelece a faixa etária para utilização do brinquedo, sem riscos à segurança da garotada

Por Patricia Scott

Dia 12 de outubro: Dias das Crianças. Para o consumidor interessado em comprar presentes para a meninada, o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, divulga uma série de dicas e orientações importantes. Elas devem ser observadas antes da compra de brinquedos de um modo geral.

Antes de realizar a compra é importante verificar a embalagem do brinquedo. Isto porque nela deve constar o selo do Inmetro, segundo o diretor-geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro. Vale destacar que o selo do Inmetro é a principal evidência de que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos estabelecidos no regulamento e na norma.

O consumidor deve observar ainda se o produto é adequado a determinada faixa etária, como também se há esta indicação na embalagem. A Certificação do Inmetro estabelece a faixa etária para utilização do brinquedo, sem riscos à segurança da criança. Isso evita, por exemplo, um engasgo por ingestão de pequenas peças ou partes de um brinquedo.

Rogerinho Pinheiro esclarece ainda que a informação sobre faixa etária na embalagem exige atenção e pode ser decisiva na hora da compra. “É importante ter atenção aos casos de crianças com idades diferentes que brincam juntas”, frisa e ressalta: “O brinquedo feito para uma criança mais velha pode apresentar características que, para as mais novas, representariam um risco à segurança. Então, os pais e responsáveis devem supervisionar a brincadeira”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade