Após o bom desempenho do comércio capixaba em março, comerciantes comemoram retorno das vendas ao patamar do início do ano
Por Amanda Amaral
Em março, o Espírito Santo ficou em 1º lugar entre as Unidades Federativas (UFS) com o melhor desempenho no varejo restrito, o que para os representantes dos comerciantes capixabas indica uma importante recuperação. Com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), as expectativas do setor são de crescimento para os próximos meses.
Na análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a recuperação em março representou o retorno das vendas ao patamar do início do ano. “Com os resultados de março, o primeiro trimestre de 2023 acumulou crescimento nas vendas de 4,8% no comércio restrito e de 9,9% no ampliado em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou a divulgação da entidade.
A Federação aponta, ainda, que a expectativa para os próximos meses é que as vendas do comércio se mantenham avançando, devido à trégua da inflação e aos pagamentos de auxílios de renda.
Comércio restrito
O Espírito Santo foi o estado onde houve o maior crescimento no volume de vendas do varejo restrito em março de 2023. Na comparação com fevereiro do mesmo ano, a alta foi de 5,7%, superior à média nacional (+0,8%). O desempenho representa uma recuperação visto que em fevereiro deste ano o Estado obteve o pior desempenho (-5,2%) do ranking no país.
Os segmentos que mais contribuíram para a alta foram livros, jornais, revistas e papelaria (+30,3%); equipamentos e materiais para escritório (+10,3%); combustíveis e lubrificantes (+9,8%); hipermercados e supermercados (+7,9%); móveis e eletrodomésticos (+2,6%); e artigos farmacêuticos (+1,6%).
De acordo com a PMC, apenas dois setores do comércio restrito registraram desaceleração no período: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,3%); e tecidos, vestuário e calçados (-6,5%).

Comércio ampliado
A pesquisa também apontou os resultados do comércio ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção -, com o Espírito Santo registrando alta de 1,2% em março.
Os setores que fazem parte do comércio ampliado seguiram a trajetória de crescimento, com alta de 23,5% nos materiais de construção; 17,6% nos veículos, motocicletas e suas partes; e de 12,4% nos atacados especializados em alimentícios, bebidas e fumo.
Sobre a Fecomércio-ES
A última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Espírito Santo seus dados também são analisados pela equipe econômica da Fecomércio-ES – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A Fecomércio-ES representa 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas, além de representar 22 sindicatos empresariais.