24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

ES: comerciantes preveem alta nas vendas nos próximos meses

Após o bom desempenho do comércio capixaba em março, comerciantes comemoram retorno das vendas ao patamar do início do ano

Por Amanda Amaral 

Em março, o Espírito Santo ficou em 1º lugar entre as Unidades Federativas (UFS) com o melhor desempenho no varejo restrito, o que para os representantes dos comerciantes capixabas indica uma importante recuperação. Com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), as expectativas do setor são de crescimento para os próximos meses.

- Continua após a publicidade -

Na análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a recuperação em março representou o retorno das vendas ao patamar do início do ano. “Com os resultados de março, o primeiro trimestre de 2023 acumulou crescimento nas vendas de 4,8% no comércio restrito e de 9,9% no ampliado em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou a divulgação da entidade.

A Federação aponta, ainda, que a expectativa para os próximos meses é que as vendas do comércio se mantenham avançando, devido à trégua da inflação e aos pagamentos de auxílios de renda.

Comércio restrito

O Espírito Santo foi o estado onde houve o maior crescimento no volume de vendas do varejo restrito em março de 2023. Na comparação com fevereiro do mesmo ano, a alta foi de 5,7%, superior à média nacional (+0,8%). O desempenho representa uma recuperação visto que em fevereiro deste ano o Estado obteve o pior desempenho (-5,2%) do ranking no país.

Os segmentos que mais contribuíram para a alta foram livros, jornais, revistas e papelaria (+30,3%); equipamentos e materiais para escritório (+10,3%); combustíveis e lubrificantes (+9,8%); hipermercados e supermercados (+7,9%); móveis e eletrodomésticos (+2,6%); e artigos farmacêuticos (+1,6%).

De acordo com a PMC, apenas dois setores do comércio restrito registraram desaceleração no período: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,3%); e tecidos, vestuário e calçados (-6,5%).

comerciantes
A venda de materiais de construção impulsionou o crescimento do varejo ampliado em março. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Comércio ampliado

A pesquisa também apontou os resultados do comércio ampliado – que inclui os setores de veículos e materiais de construção -, com o Espírito Santo registrando alta de 1,2% em março.

Os setores que fazem parte do comércio ampliado seguiram a trajetória de crescimento, com alta de 23,5% nos materiais de construção; 17,6% nos veículos, motocicletas e suas partes; e de 12,4% nos atacados especializados em alimentícios, bebidas e fumo.

Sobre a Fecomércio-ES

A última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) foi divulgada em março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Espírito Santo seus dados também são analisados pela equipe econômica da Fecomércio-ES – entidade que integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A Fecomércio-ES representa 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas, além de representar 22 sindicatos empresariais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA