21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Desempenho do comércio capixaba cai em fevereiro

O volume de vendas do comércio varejista restrito no ES caiu -5,2% em fevereiro de 2023 se comparado ao mês anterior

Por Amanda Amaral

Apesar de janeiro de 2023, quando o Espírito Santo obteve o melhor desempenho do país, em fevereiro desse ano o estado capixaba apresentou a segunda pior colocação no ranking entre as Unidades da Federação (UFs) em crescimento de vendas no comércio restrito, registrando resultado negativo de -5,2%.

- Continua após a publicidade -

As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da equipe econômica do Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Em janeiro desse ano, o Espírito Santo havia registrado crescimento de 8,8% nas vendas do varejo restrito. O desempenho capixaba também foi inferior à média nacional (+3,8%) em fevereiro, ficando à frente apenas da Paraíba (-11,5%), Roraima apresentou o maior crescimento, +2,7%.

“Tal resultado, se deve, sobretudo, à alta base de comparação em janeiro de 2023, que pode estar associada as promoções de início de ano”, destaca a análise do IJSN. Vale destacar que houve alta da receita nominal do varejo restrito em todas as avaliações: +5,1% na comparação interanual; +9,9% no acumulado no ano; e +17,2% no acumulado em 12 meses.

Outras bases de comparação

Se comparado ao mesmo período de 2022, o resultado de fevereiro de 2023 também apresentou recuo (-0,3%). Neste caso, o Espírito Santo ficou na 13ª colocação entre os melhores desempenhos do Brasil, mas abaixo do crescimento nacional (+1,0%)
No período, houve redução do segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-19,3%) e Tecidos, vestuário e calçados (-10,2%). Os outros seis segmentos registraram alta nessa base de comparação. A variação mais expressiva aconteceu em Combustíveis e lubrificantes (+11,5%).

O documento do IJSN destaca que o desempenho pode ser explicado pela política de redução do preço da gasolina, iniciada em julho de 2022 no Espírito Santo, e pelo aumento nas vendas do segmento Veículos, motocicletas, partes e peças.

Já nos quatro primeiros meses de 2023, o volume de vendas do varejo restrito aumentou +3,7% no Espírito Santo, expansão mais intensa do que a elevação de +1,8% observada nacionalmente. Já no acumulado em 12 meses a elevação do volume de vendas foi de +5,1% no Espírito Santo e de +1,3% no Brasil.

Varejo ampliado

O volume de vendas do varejo ampliado – que inclui também bens duráveis, expandiu +12,4% na comparação interanual. Três atividades exclusivas no cálculo desse indicador impulsionaram o crescimento no período: Material de construção (+31,3%); Veículos, motocicletas, partes e peças (+27,2%); e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+12,3%).

Já no acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +13,3% e +1,9%, respectivamente. A receita nominal teve ampliação de +18,6% na comparação interanual, +20,6% no acumulado no ano e +14,8% no acumulado em 12 meses.

“Embora no acumulado em 12 meses a divergência entre volume e receita ainda permaneça acentuada, no cotejo com o mesmo mês do ano anterior é possível observar uma redução desta disparidade, denotando um alívio da pressão inflacionária sobre o comércio varejista do Espírito Santo, nesta base de comparação”, ressalta a análise do IJSN.

VarejoVariação mensal Comparação interanual1ª bimestre de 2023Acumulado em 12 meses
Restrito-5,2%-0,3%+3,7%+5,1%
Ampliado-1,4+12,4%+13,3%+1,9%,

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA