25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

A exposição organizada pelo Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), visa a trazer registros dos alunos durante a quarentena

No período do isolamento social, a recomendação é estudar. Por isso, os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line.

Os alunos se inspiraram no estilo do fotojornalista estadunidense da National Geographic, Steve McCurry, responsável pelo registro da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa da revista e reconhecido por todo o mundo.

- Continua após a publicidade -

Esta é a segunda exposição do Núcleo durante o isolamento social. Para fazer os trabalhos, os estudantes têm acesso a aulas e apostilas virtuais e recebem orientações da instrutora Ariane Piñero por meio de aplicativos de mensagens. Nesse contato, eles trocam fotografias e experiências e compartilham o conhecimento adquirido.

Veja um pouco sobre a exposição:

Novos olhares

Na primeira exposição proposta pelo núcleo, os alunos tiveram que fazer registros do isolamento social a partir de seu próprio olhar, valorizando a composição fotográfica, estilo e visões de mundo.

“Esse tipo de trabalho é muito importante porque ajuda a abrir os olhos dos alunos para conhecer outras realidades, sem, entretanto, deixar de olhar o seu entorno. Pegamos uma referência e aplicamos na nossa própria realidade”, explicou a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Cogo.

Estilo

Segundo a instrutora Ariane Piñero, a ideia foi trazer referências de estilo por meio das fotografias de McCurry e, a partir dessa inspiração, os alunos pudessem olhar para a própria realidade e realizar os registros. Todo o trabalho foi organizado em um vídeo que virou exposição.

“O material fotográfico de McCurry foi o ponto de partida para aguçar o olhar dos alunos para o entorno deles e fazê-los criar imagens. As fotografias refletem a interpretação de cada um deles sobre o trabalho deste fotógrafo”, explica a instrutora.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -