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sexta-feira, 3 maio, 2024

Ciodes triplica capacidade de atendimento

A reestruturação do Ciodes foi concluída nessa quinta (16) e triplicou a capacidade de atendimento ao público

Por Rafael Goulart

O governador entregou nessa quinta (16) o novo Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que é responsável por atender as ligações da população para o 190 e agora, com as melhorias tecnológicas da reestruturação, passa a ser integrado ao Cerco Inteligente de Segurança e ao Sistema de Computação Embarcada.

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O espaço que antes contava com 350m² do segundo pavimento da sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), agora ocupa uma área de 801m² e conta com 42 postos na central telefônica e 35 postos de Despacho de Recursos Operacionais (DRO), que agora tem suporte para envio de recursos via rádio.

Agora os DROs de cada instituição dispõem de informações em tempo real a respeito da localização das equipes na rua, tempo de deslocamento até o endereço da ocorrência a ser atendida, além de dados dos sistemas de videomonitoramento, como reconhecimento facial, monitoramento de veículos e outros, que também são compartilhados com a Gerência de Inteligência da Sesp para serem usados em investigações.

Com a reforma estrutural, os setores de call center e de Despacho de Recursos Operacionais passam a ocupar ambientes diferentes, com espaço físico adequado para cada função, favorecendo o fluxo de informações e oferecendo melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam nesses setores.

Também foram feitas salas de coordenação, administração e gerência, sala do subsecretário de Comando e Controle, shaft, sala de guarda de materiais, banheiros, refeitório, sala de descanso e depósito de material de limpeza. 

O mobiliário foi totalmente substituído, sendo planejado e ergonomicamente adequado ao serviço, atendendo às normas técnicas e conferindo melhores condições de trabalho aos servidores.

“O Ciodes é a porta de socorro da população. O 190 é fundamental e agora agregamos diversas ferramentas para atender ao cidadão, de forma mais célere e com mais qualidade”, comemorou o governador Renato Casagrande durante a inauguração do Novo Ciodes.

O subsecretário de Estado de Comando e Controle, coronel Andre Có, destacou que o novo layout confere mais agilidade ao fluxo de atendimentos e, por consequência, amplia a capacidade de atendimento e resposta. 

 “Antes tínhamos um espaço físico limitado que não comportava adequadamente nossa estrutura de atendimento. Agora temos áreas específicas para cada setor, o que organiza o ambiente de trabalho, favorece a integração das diversas instituições que compõem o Ciodes e possibilita, caso necessário, a ampliação da equipe de atendimento primário”, explicou o secretário.

Como funciona o Ciodes?

Criado em julho de 2004, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) é um órgão de atendimento emergencial que integra, em uma única estrutura física e digital, o trabalho diuturno da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Secretaria da Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e Guarda Civil Municipal de Vitória.

Essa integração, a otimização de recursos e a implantação de projetos tornam o trabalho mais ágil e eficiente. As ligações realizadas para o telefone 190 são atendidas, inicialmente, por um atendente de call center, responsável por obter as informações iniciais da ocorrência e encaminhar o chamado para o Despachador de Recursos Operacionais (DRO) de cada instituição que integra o Ciodes.

Atualmente, o Ciodes recebe uma média de 7 mil ligações por dia. Esta é sua primeira ampliação desde o início da operação, e a ampliação torna a resposta aos chamados mais rápida e eficiente, uma vez que alia o atendimento humano qualificado a ferramentas tecnológicas que melhoram a responsividade do sistema como um todo.

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