Milhares de visitantes são esperados para visitarem túmulos de dezenas de cemitérios da Grande Vitória. Alguns terão até missa, música e distribuição de flores
Por Fabio Gabriel
O Dia de Finados está próximo. Com ele, é esperado um aumento na circulação de pessoas pelos cemitérios de todo o país. Celebrada em 2 de novembro, a data foi criada pela Igreja Católica para homenagear aqueles que já se foram. No Brasil (e em alguns países) é feriado, onde familiares e amigos costumam visitar os túmulos e relembrarem a memória dos mortos.
As prefeituras da Grande Vitória, planejaram ações para receberem os visitantes nos cemitérios espalhados pela Região Metropolitana. Todas informaram já terem iniciado o processo de limpeza. Veja o que cada uma delas preparou:
Vitória
A Prefeitura de Vitória informou que, além do serviço de manutenção, instalou guarda-corpos e corrimãos nos dois cemitérios municipais (Santo Antônio e Maruípe), com o objetivo de melhorar a locomoção dos visitantes. Em ambos os cemitérios haverá distribuição gratuita de água e flores durante o dia, além de um outro destaque: apresentações musicais de violino, que acontecerão das 8h às 17h, encerrando as atividades do dia.
Cariacica
Em Cariacica, a prefeitura informou que serviços de roçagem e capina já foram executados nos oito cemitérios da cidade, localizados em Santo Agostinho (Bairro Aparecida), São Jorge (Oriente), São Pedro (Cruzeiro do Sul), São José (Alto Lage), Jardim da Saudade (Nova Rosa da Penha), São João Batista (Cariacica-Sede), Santo Amaro (Novo Brasil) e Padre Mathias (Nova Rosa da Penha).
Vila Velha
Vila Velha informou que, além da limpeza, realizou pinturas de meio-fio, muros e capelas. De acordo com a administração, será oferecido água para os visitantes, mas a recomendação é levar a garrafinha e não esquecer de usar protetor solar, além de bonés ou chapéus. Os cemitérios da cidade canela verde estão localizados no Centro, Santa Inês, Alvorada, Barra do Jucu e Ponta da Fruta (atrás do Parque da Paz e na Avenida da Praia).
Serra
Na Serra, além da manutenção, a programação para o Dia de Finados terá a realização de missas. Os horários ainda estão sendo definidos pelas paróquias. A única confirmada até o momento é a do cemitério de Carapina, que haverá missas às 8h e às 15h. Haverá também a distribuição gratuita de flores durante o dia.
A prefeitura ainda informa que, para acolher os visitantes, foi preparado um cronograma especial que contará com aproximadamente 40 trabalhadores, entre sepultadores, apoio administrativo, segurança e apoio logístico aos familiares para auxiliar na localização dos túmulos. As necrópoles do município estão localizadas em Pitanga, São Domingos, Jacaraípe, Nova Almeida, Serra Sede e Carapina

